Mação, Sociedade

CNO de Mação entregou Diplomas

O Centro Novas Oportunidades de Mação (CNO) certificou uma vez mais as competências dos seus utentes com um Diploma ao nível do 6º, 9º e 12º ano, numa cerimónia realizada no Cine-Teatro Municipal de Mação, no dia 26 de Outubro.
Presentes na cerimónia estiveram Saldanha Rocha, Director do CNO e Presidente da Câmara Municipal de Mação (CMM); Vasco Estrela, Vice- Presidente da CMM; Fernando Tomé, Coordenador do Centro Novas Oportunidades de Mação; presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho e de outros concelhos vizinhos do Médio Tejo; entidades parceiras do CNO;,  formadores, utentes e familiares, que encheram o Cine-Teatro Municipal.
A abrir a sessão, Fernando Tomé referiu a importância de “demonstrar que o nosso Centro é um espaço digno da confiança dos cidadãos que nele depositam as suas aspirações pessoais e que do trabalho que nele realizam, das aprendizagens que adquirem, decorrerá o seu reconhecimento através da validação e certificação de competências numa sessão de júri de validação, e posteriormente a entrega do diploma. É com vocês e para vocês que iremos todos hoje, como sempre, dar continuidade a este projecto de servir a população através da educação”. Para o Coordenador do CNO tudo não seria possível se não fosse o empenho de todos os colaboradores, que têm realizado um trabalho incansável de notório esforço e dedicação.
Para Vasco Estrela, “entende a CMM, como entendia na época (há sete anos,, aquando da abertura do Centro), que esta é uma aposta importante para o Concelho de Mação e para a região em que estamos inseridos. A educação tem sido ao longo dos últimos anos uma aposta fundamental que a Câmara Municipal de Mação tem entendido como sendo um factor de especial importância para o desenvolvimento deste Concelho e desta região”. E não deixou de referir ainda que “o trabalho que aqui é feito, depende em grande parte dos excelentes profissionais que têm passado por este Centro, as pessoas que aqui estão hoje e outros que por cá passaram, fundamentais para o êxito de todo este processo. Mas, permitam-me que dirija os meus principais parabéns aos 3500 utentes que por cá passaram, hoje especialmente para as pessoas que vêem certificadas e reconhecidas as suas competências e as suas qualificações”.
Durante a sessão da entrega de diplomas houve ainda o testemunho muito emocionado de utentes, que concluíram o seu processo RVCC e viram o seu trabalho agora recompensado e reconhecido.
No final da cerimónia, Saldanha Rocha presenteou todos com um filme que pretendia mostrar que “todos nós somos diferentes mas, se tivermos paixão naquilo que fazemos, podemos chegar onde hoje vocês chegaram. Os recursos humanos, tal como os recursos naturais, estão escondidos e aquilo que vocês aqui fizeram foi mostrar algo que estava escondido”. O Director do CNO vincou ainda a importância que este Centro Mação tem tido para a região, dado que os utentes que o frequentam não pertencem só ao Concelho Maçaense, mas aos Concelhos vizinhos que também integram o Médio Tejo.
Ainda Dora Vitória, profissional do Centro quis, em nome da equipa, deixar umas palavras de apreço, agradecendo à Câmara Municipal por ter agarrado o projecto, quando só duas Câmaras a nível nacional o tinham feito; ao Presidente da Câmara Municipal de Mação, o mentor desta iniciativa, bem como ao Coordenador do CNO pelo seu empenho em que se cumpram todos os objectivos do processo. Referiu que esta é “uma equipa jovem e dinâmica que faz tudo pelos utentes. Vamos onde vocês quiserem, vocês estão aqui hoje, é sinal que isto serve para alguma coisa”.
Nesta Cerimónia 261 adultos viram as suas competências de vida reconhecidas e devidamente certificadas, dos quais 22 ao nível do ensino secundário. A funcionar desde 2003, o CNO da Câmara Municipal de Mação continua a ser um caso de sucesso no reconhecimento, validação e certificação de competências dos seus utentes, com registo de 3521 pessoas inscritas.
Até agora, 1307 já viram as suas competências certificadas, das quais 94 ao nível do secundário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *