Guimarães, Sociedade

Autarquia cria nova vertente de limpeza urbana – Remoção de pastilhas elásticas

Com os sinais dos tempos existem resíduos produzidos pelos cidadãos que, pelo seu volume, tornam-se focos específicos de poluição no ambiente urbano. Acresce que os materiais que ao longo do tempo são produzidos a este nível são cada vez mais tóxicos e compostos por produtos químicos prejudiciais ao ambiente, verificando-se apenas há menos de uma década um cuidado e uma regulação na utilização de produtos químicos pelos seus fabricantes.

As pastilhas elásticas, vulgo chiclets, os Graffitis e autocolantes publicitários são exemplos de produtos que, de uma forma cada vez mais presente, poluem o espaço público e são por norma de muito difícil remoção. 

Neste sentido a Câmara Municipal de Guimarães decidiu criar uma nova vertente de limpeza urbana, adquirindo uma máquina profissional de limpeza a vapor de água, com o intuito de facilitar a remoção destes resíduos indesejados.

Esta máquina torna-se eficiente na sua função de limpeza pelo facto do vapor de água atingir temperaturas acima de 170ºC, ao mesmo tempo que aspira os resíduos para um depósito através de um sistema de vácuo. 

O Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente da Câmara Municipal de Guimarães considera este novo serviço uma mais valia para a limpeza urbana, pois as suas diversas aplicações – a remoção de pastilhas elásticas em todo o tipo de pisos, a remoção de Graffitis em paredes, a remoção de autocolantes e outras colas de aplicações publicitárias e a limpeza de vidros, pedras e metais –, permitirão aperfeiçoar a limpeza dos espaços públicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *