Cultura, Marinha Grande

“Jazz à Marinha” – Marinha Grande

O “Jazz à Marinha” realiza-se de 6 a 27 de Novembro, com concertos na Marinha Grande e Vieira de Leiria. A entrada é gratuita.

Organizado pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela ADCA – Associação de Desenvolvimento e Cooperação Atlântida, este Festival de Jazz tem como objectivo oferecer à população do concelho o acesso a um género musical pouco divulgado no distrito, descentralizando assim o conceito que, para se ouvir Jazz, o público tem que se deslocar às grandes urbes.

A iniciativa integrada nas comemorações do Centenário da República, traz alguns dos melhores músicos de Jazz em Portugal, desde o jazz contemporâneo e moderno ao jazz tradicional.

A programação é a seguinte:

6 Novembro | 22h00

Cine-Teatro Actor Álvaro – Largo da República | Vieira de Leiria

Diabolus in Jazz

João Capinha – Saxofones; Daniel Bernardes – Piano; Gonçalo Leonardo – Contrabaixo; Alexandre Alves – Bateria

Sinopse |

Um grupo de jovens músicos, reunidos com o intuito de criar música colectiva, nunca perdendo a individualidade. Nasce da ideia de formar um grupo que crie a sua própria música tendo como fundações a tradição do jazz, partindo daí para uma ideia própria e transmitindo uma mensagem própria.

Tem como reportório “standards” de jazz, temas de compositores actuais e composições originais.

13 Novembro | 22h00

Galeria Municipal – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)| Marinha Grande

Desidério Lázaro Trio

Desidério Lázaro – saxofones tenor e soprano; Mário Franco – contrabaixo; Luís Candeias – bateria

Sinopse |

Desidério Lázaro é um dos novos talentos do jazz, em Portugal.

Uma nova incursão deste jovem saxofonista na exploração de composições próprias, fazendo-se acompanhar de dois músicos experientes. A música, experimental e ao mesmo tempo melódica, tem por base textos, ideias e conceitos do saxofonista.

Toca regularmente com, entre outros, Maria João e Mário Laginha, Júlio Resende Quarteto e Adriana Miki, tendo também já partilhado o palco com André Fernandes, Carlos Barreto, Nelson Cascais, Alexandre Frazão, Bernardo Moreira, João Moreira, Bruno Pedroso, Rodrigo Gonçalves, Nuno Ferreira, Bruno Santos, etc.

“Rotina Impermanente”, é o nome do último lançamento discográfico deste Trio e mereceu opiniões muito favoráveis por parte dos críticos.

20 Novembro | 22h00

Galeria Municipal – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)| Marinha Grande

Quinteto Pedro Nobre

Pedro Nobre – Piano; Jorge Reis –  Sax Alto e Soprano; Luís Cunha – Trombone; Francisco Brito – Contrabaixo; Pedro Felgar – Bateria

Sinopse |

Este Quinteto resulta do trio de piano Pedro Nobre com dois bons amigos, Jorge Reis e Luís Cunha, dois dos melhores músicos nacionais da actualidade.

O Trio Pedro Nobre existe desde 2009 e é composto por estudantes do curso de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, estes músicos fazem parte activa da nova geração do Jazz em Portugal.

Depois de algumas sessões ocasionais, surge a oportunidade desta formação apresentar um repertório contemporâneo, com ambientes contrastantes e ousados.

27 Novembro | 22h00

Galeria Municipal – Edifício dos Arcos (Jardim Stephens)| Marinha Grande

César Cardoso Quinteto

César Cardoso ‐ Saxofone Tenor; Bruno Santos – Guitarra; Filipe Melo – Piano; Demian Cabaud – Contrabaixo; Bruno Pedroso ‐ Bateria

Sinopse |

Este projecto teve como base a criação de temas originais para esta mesma formação, temas que são representativos no jazz moderno que se faz hoje em dia, com os quais foi gravado o primeiro disco chamado “Half Step”. Esta música composta na totalidade por César Cardoso tem influências nacionais e internacionais, desde Mark Turner, Joe Henderson, Tom Harrell, Chris Cheek, Pedro Moreira, entre muitos outros. Teve o seu concerto de apresentação em 2009 no Teatro Miguel Franco (Leiria) passando pelo bar do Hot Clube de Portugal, entre outros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *