Cantanhede, Cultura

75 Anos ao Serviço da Cultura. Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede, de Carlos Garcia

75 Anos ao Serviço da Cultura. Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede, livro da autoria de Carlos Garcia, vai ter apresentação editorial em sessão que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no próximo dia 6 de Novembro, pelas 16.30 horas. A apresentação da obra estará a cargo de Dulce Sancho, professora aposentada do ensino secundário.

Trata-se de um livro que, através de testemunhos e de elementos documentais, dá conta de alguns dos momentos mais marcantes da história desta antiga colectividade do Concelho que assinala este ano o seu 75.º aniversário.

A obra constitui um considerável contributo para o acervo histórico do Rancho Regional “Os Esticadinhos” e permite perpetuar o testemunho vivo da actividade cultural e etnográfica que lhe é publicamente reconhecida na recuperação e divulgação de costumes e tradições.

Através de 75 Anos ao Serviço da Cultura. Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede é possível ficar a conhecer o espírito que esteve na base da constituição da colectividade, a experiência vivida por alguns dos seus antigos participantes e os factores que têm entusiasmado sucessivas gerações de homens e mulheres a manterem viva esta entidade que se afirmou como referência cultural do Concelho, oficialmente reconhecida com o estatuto de utilidade pública. 

CARLOS GARCIA

Carlos Garcia nasceu em Cantanhede.

É autor de vários livros sobre o Concelho, tais como “Manta de Retalhos” e “Cantanhede, memórias para o Futuro”, e do filme documentário sobre Nossa Senhora de Vagos.

Desde muito jovem participou activamente na vida cultural e associativa do Concelho integrando diversas colectividades, designadamente a Secção de Teatro da Sociedade Columbófila Cantanhedense, a direcção do Clube de Futebol “Os Marialvas” e o Rancho Regional “Os Esticadinhos”.

Foi participante activo na constituição do Museu Rural e Etnográfico de Cantanhede e em diversas manifestações de tradições culturais como os corsos de Carnaval, o Cortejo de S. Tiago e as Marchas Populares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *