Póvoa de Varzim, Turismo

Município aposta na formação e esclarecimento do sector da restauração – P. Varzim

Mais de meia centena de pessoas participaram, durante a tarde de ontem, numa Sessão de Esclarecimento para o Sector da Restauração e Similares organizada pela Câmara Municipal.
Conforme referiu Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Turismo, foi intenção do município, através desta iniciativa, promover a discussão de temas com actualidade para o sector procurando manter os empresários da área informados.
A valorização da cozinha tradicional e o papel das confrarias gastronómicas – Os desafios e as potencialidades deste tipo de movimento associativo, por Paulo Sá Machado (autor do livro “As Confrarias Gastronómicas Portuguesas”); Noções de Marketing para a Restauração – Criar uma identidade própria como factor de diferenciação e fidelização de clientes, por Cristina Leão (Consultora / Formadora do Turismo de Portugal) e A actuação da ASAE no Sector da Restauração e Similares, por José Flores (Técnico Superior da ASAE) foram os assuntos apresentados, que atraíram a atenção de todos e tornaram a sessão muito participada.
“Foi uma tarde de trabalho muito intensa, com partilha de conhecimentos e divulgação de informação muito profícua para o sector da restauração e afins”, revelou Afonso Oliveira.
Os participantes foram unânimes em considerar que a sessão foi muito oportuna, interessante e útil pelas temáticas abordadas e conhecimentos adquiridos. Além disso, solicitaram a organização de mais e com maior frequência sessões de esclarecimento.
O Vereador aproveitou o momento para comunicar as acções realizadas pela autarquia no sector da restauração, entre as quais se encontram: “Sabores Poveiros” (2007/2009) – campanha anual de promoção da gastronomia e restauração que contou com a adesão de 41 restaurantes em 2007, 46 em 2008 e 47 em 2009; o número elevado de fichas preenchidas pelos clientes durante a campanha, que rondou as 15 mil, permitiu também diagnosticar a satisfação dos frequentadores dos estabelecimentos. O Selo Municipal de Qualidade 2008, atribuído a 14 restaurantes, foi outro concurso promovido pelo município com o objectivo de premiar a qualidade dos estabelecimentos. A promoção da “Rabanada à Poveira” tem sido outra das preocupações da autarquia, que pretende consolidar as características do doce tradicional e reforçar a sua apetência comercial através de acções como o concurso anual “Delícia de Rabanada” (1997 / 2010); divulgação em Feiras de Turismo Nacionais e Internacional e workshops.
Afonso Oliveira informou ainda da aposta na formação de profissionais (1997/2010) em parceria com o Turismo de Portugal (Escola de Hotelaria e Turismo do Porto), responsável pedagógico pela formação, sendo que foram promovidas 79 acções, que incluíram um total de 1189 formandos e 8967 horas de formação.
Consciente da importância da gastronomia para a dinamização do turismo na Póvoa de Varzim, o Vereador apresentou algumas acções programadas pela autarquia: dias 27 e 28 de Novembro – Fim-de-semana Gastronómico “Sabores à Poveira”, ao qual podem aderir os estabelecimentos de restauração do concelho que assumam o compromisso de apresentar no seu menu, nesses dias, a “Pescada à Poveira” e a “Rabanada à Poveira”; dia 1 de Dezembro – Concurso “Delícia de Rabanada” através do qual se pretende consolidar as características que definem este doce e potenciar a sua vertente comercial e Janeiro 2011 – Selo Municipal de Qualidade – 2ª edição cujo objectivo é premiar os estabelecimentos que apostam num serviço de qualidade, independentemente do segmento de mercado para que se dirigem. Para além disso, o município continuará a apostar na formação de profissionais, em parceria com o Turismo de Portugal, em cursos como: Higiene e Segurança Alimentar; Higiene e Segurança no Trabalho; HACCP; Cozinha; Mesa e Pastelaria.
Afonso Oliveira comunicou, também, a intenção da Câmara Municipal em apoiar a criação a Confraria «Sabores Poveiros», que tem por objectivo preservar e promover a gastronomia tradicional da Póvoa de Varzim.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *