Cultura, Torres Vedras

Grupo bielorusso Port Mone realiza concerto no âmbito do festival Acordeões do Mundo – Torres Vedras

No âmbito do VII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo e das Festas da Cidade de Torres Vedras 010, o grupo bielorusso Port Mone actua no próximo dia 4 de Novembro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

Este trio existe desde 2005, embora apenas em Outubro de 2009 tenha editado o primeiro álbum: “Dip”.

O conceito subjacente ao trabalho desta banda baseia-se na ideia da música como um contínuo momento, considerando que a música existe sempre e em todo o lado, e que pode começar em qualquer momento. Para os músicos de Port Mone cada acontecimento pode ser um ponto de partida para um novo tópico, pode ser o começo de uma música. Para eles pode-se ouvir, sentir e depois organizar um caos acústico, numa construção musical.

Os músicos de Port Mone preferem tentar criar as suas músicas deliberadamente acessíveis, transformando o espaço circundante de um modo imperceptível e suave, de forma a levar o ouvinte a identificar-se nele. As peças deste grupo são sobretudo experiências partilhadas entre os músicos e o ouvinte.

Observação atenta do seu som, instantaneamente nascido e morto, representa o conceito criativo de Port Mone. Com esse conceito tenta-se dar liberdade e tempo ao som no instante, sem padronizar o ouvinte. A musicalidade deste grupo afirma-se por isso desligada do tempo, sensual e conceptual, quebrando rotinas habituais.

Folk, etno, lounge, minimal, ambiental… é difícil definir o som do grupo Port Mone que é constituído por Alexey Vorsoba (acordeão), Sergey Kravchenko (percussão) e Alexey Vanchuk (baixo eléctrico).

De referir que esta banda tem actuado em diversos festivais, nomeadamente “Pustye Holmy” (Rússia), “Art Pole” (Ucrânia), “Festival of puppet theatres” (Irão), “Muzyczne Smaki Europy” (Polónia), “Kultflux” (Lituânia) e “Sergey Kuryohin International Festival” (Rússia).

O preço do bilhete para assistir ao concerto de Port Mone no Teatro-Cine de Torres Vedras é de 5 euros.

0 VII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras com o apoio do Arena Shopping, da FNAC, do Hotel Campo Real e do Turismo de Lisboa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *