Desporto, Nazaré

Garrett McNamara chega este fim-de-semana – Nazaré

Garrett McNamara, um dos surfistas de ondas grandes mais destemidos e conceituados do mundo, está prestes a chegar a Portugal. “GMAC”, como também é conhecido este havaiano de 43 anos, vai estar na Nazaré durante todo o mês de Novembro, para explorar as potencialidades das ondas locais, com particular atenção para as da Praia do Norte, onde espera apanhar algumas das primeiras grandes ondulações deste Outono.
E, nem de propósito, como que a presentear a vinda deste verdadeiro ícone ao nosso país, o Atlântico Norte vai produzir a primeira grande ondulação desta temporada já durante estes últimos dias de Outubro e primeiros de Novembro, mesmo a tempo da chegada de McNamara, que assim poderá observar imediatamente as ondas da Nazaré em todo o seu esplendor.
Um atleta de eleição, sempre em grande forma, McNamara é um dos surfistas de ondas gigantes mais conceituados do mundo, mas também um fervoroso adepto do Stand Up Paddle Surfing e do Yoga, que tem como principal “hobby” uma enorme paixão por automóveis e pelos motores em geral.
Juntando o útil ao agradável, “GMAC” vai também proporcionar um curso de Tow In Surf (surf rebocado por motas de água, para condições de excepção) a todos os interessados, colocando ao dispor dos surfistas portugueses o seu enorme conhecimento nesta área, onde é um dos atletas mais experientes e premiados. A Tow In Clinic é limitada a dez participantes e realiza-se no fim-de-semana de 6 e 7 de Novembro. Para mais informações, pode contactar a organização através do mail paulo@praiadonorte.com.pt.
Além do curso de Tow In Surf, Garrett vai ainda promover, no dia 28, um encontro de Stand Up Paddle Surfing, uma outra derivação do surf de que é um fervoroso adepto, tornada mais popular muito recentemente, em que o surfista utiliza uma prancha grande, uma pagaia e rema com ela, deslocando-se em pé, apanhando ou não ondas.
Ao longo do mês de Novembro, em parceria com José Gregório (ex-tri-campeão nacional de surf e um dos surfistas portugueses de ondas grandes mais conceituados), com quem fará dupla nesta missão, McNamara irá explorar a região e dar particular atenção ao fenómeno do “Canhão da Nazaré”, que permite a formação de ondas muito grandes e de forte intensidade na Praia do Norte, o palco por excelência para um campeonato de ondas muito grandes, que se pretende realizar aqui em 2012.
“Acima de tudo, a modalidade e as pessoas que a praticam Tow In têm muito a aprender com o Garrett,” afirma Gregório. “É uma excelente altura para assimilar-mos o máximo possível. São experiências como esta que fazem qualquer desporto evoluir,” conclui o atleta da Ericeira.
O “Canhão da Nazaré” é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha da placa continental com cerca de 170km de comprimento e 5km de profundidade, mesmo em frente à Praia do Norte, que canaliza as ondulações do Oceano Atlântico para esta praia, praticamente sem obstáculos.
Desta forma, a força e a energia que as ondulações adquirem em mar aberto chegam à costa em todo o seu esplendor, o que proporciona um espectáculo inigualável e ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.
Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica E.E.M., contando com os apoios do Turismo do Oeste, QREN, Lighting Bolt, GoPro – D’Maker, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Peter Grimm, Instituto Hidrográfico Português, Tonic Gym, Surftotal, Surf Portugal, Antena 3, Surfer Rule e Surfspots-gps.com.
Para se manter a par dos desenvolvimentos relativos ao The North Canyon, pode consultar o blog oficial do evento em nazarenorthcanyon.blogspot.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *