Lamego

Gavetões solucionam falta de espaço no cemitério de Santa Cruz – Lamego

A escassez de espaço no cemitério de Santa Cruz para deposição de corpos levou a Câmara Municipal de Lamego a procurar uma alternativa inovadora e económica para solucionar um problema que se arrasta desde há alguns anos no maior cemitério do concelho de Lamego. A resolução deste constrangimento passa pela construção de um edifício de 75 gavetões que permitirá uma inumação mais rápida dos corpos e respeitará todas as exigências ambientais. O investimento previsto nesta intervenção é de 39.750 euros, mais IVA.

     O alargamento do perímetro do cemitério municipal de Santa Cruz é uma solução bastante complexa e dispendiosa, devido à necessidade de adquirir os terrenos adjacentes. A instalação de gavetões para colocação dos cadáveres garante o melhor aproveitamento da pouca área disponível, uma vez que o cemitério se encontra superlotado e sem espaço para a colocação de novas sepulturas.

     Instalados pela primeira vez na rede de cemitérios municipais do concelho de Lamego, os gavetões de consumpção aeróbia permitem que a decomposição dos corpos seja feita através do ar, não contaminando por isso os lençóis freáticos. Esta alternativa não representa, por isso, qualquer risco ambiental.

     Em simultâneo, a Câmara Municipal de Lamego também prevê o arranque em breve das obras de ampliação do cemitério da Cruz Alta que vão duplicar o espaço disponível para sepulturas e solucionar o problema das inumações.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *