Cultura, Trofa

Concelho da Trofa festeja 12º Aniversário de 12 a 21 de Novembro com música, dança, exposições e preservação de memórias

Entre os dias 12 e 21 de Novembro o Concelho da Trofa festeja o seu 12º Aniversário, sendo um dos Municípios mais novos do País, que a 19 de Novembro de 1998 viu aprovada na Assembleia da República a promoção a Concelho. 
 
A Câmara Municipal da Trofa está a organizar um Programa repleto de actividades e iniciativas, procurando tornar o aniversário num acontecimento memorável, apostando na participação e promoção dos valores locais e promovendo a descentralização de eventos e iniciativas pelas várias freguesias do Concelho.
 
O programa de festas 2010 arranca na Casa da Cultura da Trofa com a inauguração, no dia 12 de Novembro, da Exposição “TROFA – Imagens e Memórias”, uma Mostra Fotobibliográfica sobre o Concelho Trofense, que estará patente até ao dia 30 do mesmo mês.
 
Também no dia 12 de Novembro, a Igreja de S. Mamede do Coronado vai receber o concerto do Orfeão de Santhyago, um coro misto de várias vozes, constituído por Sopranos, Contraltos, Tenores e Baixos.
 
No dia 13 de Novembro, a Banda de Música da Trofa vai actuar no Pavilhão de S. Romão do Coronado, às 18h00, e, às 21h30, o Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa abre as suas portas para receber o Encontro de Orquestras Ligeiras, “Ritmos Ligeiros”.
 
No dia seguinte, 14 de Novembro, o Salão Paroquial de Alvarelhos recebe o grupo de dança ALVADANCE, às 17h00, e, nos dias 16 e 17 de Novembro, decorre a iniciativa “Os Autarcas vão à Escola”.
 
A 16 e 17 de Novembro, os membros do Executivo Municipal, liderado por Joana Lima, vão visitar as escolas locais, para junto dos mais pequenos dar a conhecer as funções e as responsabilidades de um autarca e assim, explicar o funcionamento de uma Câmara Municipal e de uma Assembleia Municipal.
 
Contudo, as atenções centram-se no dia 19 de Novembro, dia do Município da Trofa, que inicia às 10h00 com a Cerimónia de Hastear das Bandeiras, no Edifício Sede da Câmara Municipal da Trofa, seguida da Missa na Igreja do Muro, às 11h00.
 
Mais tarde, pelas 16h00, inaugura a Exposição “Portugal Europeu”, nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Trofa, uma narrativa de base fotográfica, que reúne um conjunto significativo de imagens de documentos, fotografias de época, citações, referências e marcos históricos da história diplomática portuguesa contemporânea, com incidência nas relações entre o nosso país e o processo de integração europeia, desde a década de 50.
 
Às 17h00, inicia a Sessão Solene, evocativa aos 12 anos do Município da Trofa, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa.
 
Mais tarde, às 19h00, a animação começa no Parque Nossa Senhora das Dores, com a Tradicional Vitela Assada e o grupo “Sons e Cantares do Ave” e, pelas 21h00, os Meninos Cantores do Município da Trofa apresentam o seu novo espectáculo, Pedacinhos de Musicais”, no Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado.
 
No dia 20 de Novembro, às 21h00, realiza-se o Concerto do Coro “Alma de Coimbra”, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa, (o Bilhete/convite para este Concerto deve ser levantado na Casa da Cultura até 17 de Novembro) e no dia 21 de Novembro, o Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado recebe os vencedores do 1º Festival da Canção da Trofa, Márcia Azevedo, Diogo Silva e Joana Costa, às 16h00.
 
 
PROGRAMA
 
12 de Novembro
 
Inauguração da Exposição “TROFA – Imagens e Memórias” –  Casa da Cultura da Trofa
21h30 | Orfeão de Santhyago – Igreja de S. Mamede do Coronado 
13 de Novembro
 
18h00 | Banda de Música da Trofa – Pavilhão de S. Romão do Coronado
21h30 | Encontro de Orquestras Ligeiras, “Ritmos Ligeiros” – Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa
 
14 de Novembro
 
17h00 | ALVADANCE – Salão Paroquial de Alvarelhos
 
16 e 17 de Novembro
 
“ Os Autarcas vão à Escola”
 
19 de Novembro
 
10h00 | Hastear das Bandeiras – Edifício Sede da Câmara Municipal da Trofa
11h00 | Missa – Igreja do Muro
16h00 | Exposição “Portugal Europeu – Bombeiros Voluntários da Trofa
17h00 | Sessão Solene – Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa
19h00 | Tradicional Vitela Assada e grupo “Sons e Cantares do Ave” – Parque Nossa Senhora das Dores
21h00 | Meninos Cantores do Município da Trofa “Pedacinhos de Musicais” – Auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado
 
20 de Novembro
 
21h00 | Concerto do Coro “Alma de Coimbra” – Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Trofa (Bilhete/convite deve ser levantado na Casa da Cultura até 17 de Novembro).
                                                                                                                                                     21 de Novembro
 
16h00 | Vencedores do 1º Festival da Canção da Trofa – Márcia Azevedo, Diogo Silva e Joana Costa – Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *