Mação, Sociedade

Mação acolheu XI Encontro de Comunicação Autárquica

 No dia 21 de Outubro teve lugar em Mação o XI Encontro de Comunicação Autárquica. Este evento conta já com 11 anos e tem hoje, como no primeiro dia, o objectivo de reunir esta classe profissional que procura, assim, conhecer-se e formar-se encontrando ali respostas para muitas das suas dificuldades.
As inscrições chegaram à centena, com técnicos de 3 dezenas de Autarquias. A manhã começou com uma sessão de boas-vindas por Vasco Estrela, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação. Seguiu-se a sessão inaugural proferida por Mário Jorge de Sousa sobre “A Comunicação Autárquica em 2010”.
Os participantes assistiram ainda de manhã a 3 excelentes painéis sobre alguns dos vários temas em que os Técnicos precisam de formação. Luís Nunes, professor na ESTA fez uma apresentação sobre Comunicação Interna. Seguiu-se um painel sobre Imagem Institucional e Marketing Político que contou com a experiência e rigor de Luís Lemos, da Cunha Vaz e Associados. Por fim um tema de grande actualidade, Marketing Territorial, que foi conduzido por Henrique Baltazar, da Empower.
No período da tarde o ECA contou com uma novidade. Os Técnicos reuniram-se em grupos e trabalharam, cada grupo, sobre um tema relacionado com esta área da Comunicação. Reuniram, ainda, ideias sobre o que falta na Comunicação Autárquica para um melhor desenvolvimento desta profissão. Destacaram a necessidade de meios técnicos e físicos adequados, horários flexíveis, autonomia, recursos humanos multidisciplinares, a necessidade de uma orçamento capaz para uma melhor prática das suas funções, entre outras.
No final teve lugar uma pequena reunião sobre o mais recente projecto deste grupo profissional, a concretização da Associação Portuguesa de Técnicos de Comunicação Autárquica (APTECA) que procurará ir ao encontro das necessidades apontadas, continuar a promover o ECA, desenvolver parcerias e estudos nesta área e introduzir esta disciplina nos planos curriculares do ensino superior em Portugal. O próximo ECA, em 2011, terá lugar no Entroncamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *