Cultura, Santo Tirso

Adriano Moreira na abertura das Jornadas Culturais de Vila das Aves – Santo Tirso

A cerimónia de abertura da 24ª edição das Jornadas Culturais de Vila das Aves decorre na próxima sexta-feira, dia 29 de Outubro, pelas 21h30, no Centro Cultural de Vila das Aves. A iniciativa – promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso – vai contar com a presença do Professor Adriano Moreira, político, deputado, advogado e sociólogo que, na sexta-feira, vai coordenar a conferência Solidariedade(s): desafios e perspectivas. 

As 24ªs Jornadas Culturais de Vila das Aves continuam no sábado, dia 30 de Outubro, entre as 14h00 e as 18h30. O primeiro painel, “O papel das redes de solidariedade social nos quotidianos” vai incluir dois debates: um primeiro sobre as “Empresas socialmente responsáveis” que irá reunir Jorge Filipe (Director de Recursos Humanos do Grupo Auchan) e José das Neves (Adminsitrador da Norprint)  e um segundo debate com a Deputada da Assembleia da República, Maria do Rosário Carneiro, uma representante da ASAS, Maria do Céu, e a directora técnica do NAID, Guida Neto, sobre “As respostas sociais no apoio às famílias”. Este debate será moderado pela jornalista do Público, Ana Cristina Pereira.

O segundo painel da tarde sobre “O papel das redes de solidariedade social nos territórios” inclui uma discussão em volta das “Redes Sociais na base da responsabilização conjunta das comunidades”, com a participação de Alcides Monteiro, professor da Universidade da Beira Interior, Albertino Gonçalves, Professor da Universidade do Minho, e Júlia Godinho, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Santo Tirso. A temática será moderada por Pedro Monteiro, jornalista da TVI. 

Depois das apresentações, por volta das 18h00, estará aberto o debate para discussão das temáticas abordadas. O encerramento das Jornadas está agendado para as 18h30, com um recital da ARTAVE. 

Organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta iniciativa tem como o objectivo fomentar o debate de ideias sobre temas da actualidade.  

No ano em que se comemora o Centenário da República e o Ano Europeu de Combate à  Pobreza e Exclusão Social, a Câmara Municipal de Santo Tirso pretende propiciar uma reflexão sobre dignidade e participação cidadã e a responsabilidade social inscritas como tema deste encontro. Como proposta de trabalho propõe-se abordar este tema a partir dos temas centrais do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.  

A união das temáticas será feita através do tema central da responsabilidade social: qual o papel desempenhado pelas redes de solidariedade social criadas sectorialmente (apoio social, trabalho, família, outras) e regionalmente (distrito, concelho, freguesia) no combate à pobreza e exclusão social. Por outro lado, será desenvolvida uma reflexão sobre as práticas de inovação e empreendedorismo social nos sectores público e privado como oportunidades para ultrapassar os desafios colocados por estes problemas sociais. 

As Jornadas Culturais vão decorrer no Centro Cultural de Vila das Aves no dia 29 de Outubro à noite, com a cerimónia de abertura e conferência às 21h30. No dia seguinte, sábado, os trabalhos terão lugar durante a tarde, iniciando-se às 14h30 e decorrendo até às 18h00. As Jornadas Culturais terminarão com um momento cultural na noite de 30 de Outubro de 2010.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *