Sociedade, Vila Viçosa

Terreiro do Paço de Vila Viçosa eleito uma das “7 Maravilhas do Alentejo”

O Terreiro do Paço de Vila Viçosa, o Castelo de Évoramonte (Estremoz), a Fortaleza de- Marvão, o Lago de Alqueva (Portel), as Portas de Beja (Serpa), as Tapeçarias de Portalegree a Vila Medieval de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz) foram escolhidas, de entre as 30candidaturas apresentadas, como as “7 Maravilhas do Alentejo”.

A iniciativa “7 Maravilhas do Alentejo” representou um acontecimento de carácter informal,promovido pelo jornal Margem Sul Online, com o objectivo de eleger as maravilhas da nossaregião e registou mais de oitenta mil votos.

O Município de Vila Viçosa associou-se a este evento que contou igualmente com o apoio dosGovernos Civis de Beja, Évora, Portalegre, Setúbal e que tem como principal objectivo contribuir para a divulgação do Alentejo, através da mobilização da sociedade civil para adefesa e redescoberta do património cultural (material e imaterial).

Agora eleito como uma das maravilhas do Alentejo, o conjunto arquitectónico do “Terreirodo Paço” – que engloba o Palácio Ducal, a Igreja de N.ª Sr.ª da Graça do Convento deSanto Agostinho (panteão dos Duques), o Convento das Chagas, o Paço do Bispo e a estátuaequestre de D. João IV – revela uma nova concepção e um novo percurso arquitectónico, urbanístico e artístico que mostra a visão de modernidade assumida pela corte brigantina.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Luís Caldeirinha Roma, congratula-secom a preferência pelo Terreiro do Paço, agradecendo “a participação das 80.000 pessoas que, exercendo o seu voto, deram expressão a este resultado que orgulha os Calipolenses,grande parte dos Alentejanos e Portugueses, que sabem que há muito que somos “Património da Humanidade”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *