Cantanhede, Cultura

Presidente da Câmara Municipal inaugurou biblioteca de Sepins – Cantanhede

O dia 24 de Outubro foi de festa em Sepins, com muitas dezenas de pessoas a marcarem presença na inauguração da biblioteca local, um espaço vocacionado para a promoção do livro e da leitura criado pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal.

O novo equipamento cultural funciona na sede da junta, instalada no edifício da antiga Escola Primária, que para esse efeito tinha sido objecto de profundas obras de reabilitação e adaptação, no âmbito de uma empreitada financiada pela edilidade. A nova biblioteca foi inaugurada pelo líder do executivo camarário, João Moura, acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Luís Arromba, pela Vice-Presidente da autarquia, Helena Teodósio, e pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, numa cerimónia em que estiveram também presentes o Presidente da Assembleia de Freguesia de Sepins, Amândio Grilo, e outros elementos dos órgãos autárquicos. O acontecimento terminou em ambiente de grande confraternização e convívio no lanche oferecido pela Junta de Freguesia aos convidados e população em geral, mas antes disso foi assinalado com o descerramento de uma placa alusiva, seguido das intervenções dos representantes das entidades envolvidas na criação da biblioteca.

O Presidente da Câmara começou por felicitar a Junta de Freguesia «por avançar com esta importante valência cultural que possui boas condições para as funções a que se destina. Nos tempos que correm, este género de iniciativas, pelos benefícios que proporcionam, adquirem ainda maior significado. Foi, manifestamente, uma óptima ideia esta de fazer uma biblioteca neste espaço do edifício da Junta de Freguesia. Isto é o que eu chamo uma excelente optimização e rentabilização dos equipamentos», sublinhou.

Segundo João Moura, «a Câmara Municipal está empenhada na criação de condições que contribuam para estimular dinâmicas socioculturais tendentes a satisfazer as necessidades dos munícipes nesse domínio e a reforçar a coesão social das comunidades locais. E este equipamento representa para Sepins, manifestamente, um passo importante nesse sentido.»

Conforme referiu o autarca, «o apoio da Câmara Municipal à criação da nova biblioteca insere-se no programa de desenvolvimento da rede municipal de leitura, da qual fazem parte vários outros equipamentos idênticos, e que pretendemos levar o mais longe possível, de acordo com a disponibilidade orçamental da autarquia».

Por seu lado, o Presidente da Junta de Sepins agradeceu «a colaboração do Município na concretização do projecto», nomeadamente «o subsídio de 1.000 euros e a doação de 300 títulos oferecidos através da Biblioteca Municipal, com o qual foi possível iniciar a constituição de um fundo bibliográfico que queremos agora aumentar na medida do possível». A este respeito, Luís Arromba agradeceu também «a todas as pessoas que ofereceram livros no âmbito de uma campanha realizada pela Junta de Freguesia junto da população e cujo resultado correspondeu às nossas expectativas, o que nos motiva para a realização de outras iniciativas idênticas».

Lembrando que «o principal investimento da Junta de Freguesia foi na aquisição de estantes e mobiliário, dois computadores e uma televisão», Luís Arromba referiu que a nova biblioteca funcionará de segunda a sexta-feira das 14.30 às 17.30 horas, com encerramento às 19.00 horas em dois dias da semana, e das 14.00 às 18.00 horas aos sábados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *