Cultura, S. João da Madeira

«CURTA 3» com participação internacional – S. João da Madeira

A mostra nacional de curtas-metragens de S. João da Madeira, a decorrer entre 04 e 06 de Novembro, recebe este ano pela primeira vez filmes estrangeiros, revelou fonte da organização.

«Entre as 36 “curtas” que neste momento estamos a analisar, temos trabalhos vindos da Bélgica, representando assim o “baptismo” internacional do certame», disse à EDV Informação Salomé Pinto, da «Teia dos Sentidos – Associação Cultural».

A «CURTA 3» é organizada desde 2008 pela «Teia», instituição que conta com o apoio da Câmara de S. João da Madeira.

Além do visionamento de filmes, a iniciativa volta a abrir um espaço para a reflexão em torno do cinema, tendo nesta edição a presença confirmada do vencedor do Prémio Zon Criatividade (com a curta «3×3»), Nuno Rocha.

«Serão três noites de pura Sétima Arte que irão novamente surpreender a plateia dos Paços da Cultura, o nosso “quartel” desde a primeira edição», afirmou Salomé Pinto.

À semelhança de 2009, a mostra inclui também workshops gratuitos, que se realizam no último dia do certame.

«Estas oficinas de formação são já uma das nossas apostas, por isso esperamos contar com muita adesão», salientou a responsável da «CURTA 3».

O workshop de Pinhole – dirigido a maiores de oito anos – está agendado para dia 06 de Novembro, entre as 10:30 e às 15:00. O Pinolhe é uma máquina fotográfica sem lente que produz fotos muito económicas e simples.

O workshop de Cianotipia – um sistema de impressão negativo-positivo – também decorrerá nos mesmos horários e é, igualmente, para maiores de oito anos.

Com sede em S. João da Madeira, a «Teia dos Sentidos» surgiu após o lançamento da colectânea de poesia e fotografia «Simbiose» (a 14 de Abril de 2007). A partir daí, a colectividade tem promovido um conjunto diversificado de eventos culturais.

A associação – que impôs o seu rumo na promoção de divulgação de talentos e iniciativas regionais de carácter artístico a uma escala global – constitui-se oficialmente a 11 de Fevereiro de 2008.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *