Estremoz, Sociedade

Castelo de Evoramonte é uma das “7 Maravilhas do Alentejo” – Estremoz

O Castelo de Evoramonte foi eleito como uma das “7 Maravilhas do Alentejo”.
O Jornal Margem Sul On Line promoveu o concurso “As 7 Maravilhas do Alentejo”, com o propósito de contribuir para a promoção da região alentejana, mobilizando os portugueses a descobrir e a defender o património cultural, material e imaterial do Alentejo, reforçando a identidade e a auto-estima de todos os que estão ligados, directa ou indirectamente, às maravilhas com maiores potencialidades.
Segundo a organização da iniciativa foi obtida uma votação de mais de oitenta mil votos e, das trinta candidaturas apresentadas pelas autarquias alentejanas, as sete mais votadas pelo público passaram a constar na seguinte lista vencedora das “7 Maravilhas do Alentejo” (resultados por ordem alfabética):
CASTELO DE EVORAMONTE (ESTREMOZ)
FORTALEZA DE MARVÃO
LAGO DE ALQUEVA (PORTEL)
PORTAS DE BEJA (SERPA)
TAPEÇARIAS DE PORTALEGRE
TERREIRO DO PAÇO (VILA VIÇOSA)
VILA MEDIEVAL DE MONSARAZ (REGUENGOS DE MONSARAZ)

Este é um resultado que muito honra a Câmara Municipal de Estremoz, pois trata-se do reconhecimento, a nível regional e nacional, da riqueza que possui o vasto património da vila de Evoramonte e, consequentemente, do Concelho de Estremoz.
Este é um resultado que deverá honrar não só os Evoramontenses, mas também todos os Estremocenses, pois o património concelhio deve ser encarado como um bem colectivo que interessa conhecer, promover e salvaguardar.
A Câmara Municipal de Estremoz agradece a todos os que votaram, contribuindo para que, desta forma, Evoramonte e Estremoz tenham mais reconhecimento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Como Evoramontense, fico muito orgulhoso em saber que Evoramonte foi eleita uma das 7 maravilhas do Alentejo. É de facto uma maravilha. Gostaria de deixar um convite a todos os portugueses para virem conhecer melhor esta linda fortaleza. De certo que não sairão daqui desiludidos, a não ser que encontrem a torre fechada…
    Obrigado a todos que nela votaram.

  2. Boa Noite .

    A beleza existente é uma maravilha . mas poder visitar a fortaleza só por milagre e dos grandes
    só ao fim da quarta vez que me desloquei a Evoramonte é que encontrei a fortaleza aberta , e com um senhora a fazer o ” FRETE ” de vender os bilhetes e nos mandar subir as escadas.tirando a paisagem nada encontramos para desfrutar do espaço ´….num outro país este espaço teria obrigatoriamente uma exposição de – pintura – fotografia – trabalhos regionais – trabalhos de alunos , e tudo isto sem gastar dinheiro,basta ser criativo , existem associações que se predispõe a colocar tudo isto a funcionar e á orla.

    Mais ….neste fim de semana estive de novo em Evoramonte , e como de costume Sábado o fortaleza estava fechada , existiam vários visitantes nacionais e estrangeiros a bater literalmente com o nariz na porta ,e porque? …porque a senhora estava de folga ( o que tem todo o direito ) agora a instituição tem de ,manter as portas abertas ao publico , isto é nosso património. O
    espaço adjacente ao Castelo em que foram gastos milhares de euros , está ao abandono e com acentuado estado de degradação , bastavaa fazer uma manutenção com voluntários ou com recrutados no C/ de Emprego.

    tudo isto para dizer que as estruturas oficiais não funcionam ( IPPAR) e tem de ser acordada ou banidas e dar a operacionalidade do local a quem queira desenvolver alguma atividade útil para a comunidade. Assim é que não serve para nada nem para ninguém e só detroi o pouco que resta .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *