Póvoa de Varzim, Sociedade

Aguçadoura distingue trilogia em 77º aniversário – P. Varzim

Aguçadoura celebrou, este fim-de-semana, 77 anos. O programa comemorativo teve início na sexta-feira à noite com uma sessão solene de homenagem a pessoas com relevância para a freguesia.
Estiveram presentes Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal, Sérgio Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia, João Eiró, Pároco da Freguesia, e Fernando Rosa, Presidente da Assembleia de Freguesia. Em destaque, as duas individualidades homenageadas: Augusto Soares da Silva, Professor Catedrático da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, em Braga, primeiro e único catedrático nascido em Aguçadoura, foi distinguido como figura académica e Olívia Fernandes Lino, de 91 anos, figura de relevo em representação da mulher aguçadourense. Em evidência, como grupo associativo, a Casa do Povo de Aguçadoura, representada pelo seu Presidente Manuel Gonçalves Martins.
Aires Pereira referiu que se tratava de “um dos dias grandes da vossa freguesia” dirigindo-se a uma assembleia de aguçadourenses orgulhosos dos três ilustres em evidência: o académico, a alma mater e a associação. O edil disse que o momento merecia reflexão, destacando o facto de Aguçadoura ser a freguesia do concelho com maior número de licenciados, aspecto importante em tempos particularmente difíceis que exigem mais esforço e dedicação de todos.
O autarca referiu ainda que Aguçadoura era a freguesia da Póvoa de Varzim com a maior obra social em curso, contando para tal apenas com a ajuda do município, sem a colaboração do governo. E porque “as pessoas são o que de mais importante a freguesia tem”, o Vice-Presidente exaltou a homenagem ao povo, mais concretamente, às mulheres de Aguçadoura, na pessoa da dona Olívia, “um património de história, um pilar que carrega 91 anos, que não devemos esquecer mas realçar”. Sobre a Casa do Povo de Aguçadoura, Aires Pereira afirmou que representa bem aquilo que é capaz de manter de pé o espírito associativo ao longo dos anos, que continua viva e com grande dinamismo. O responsável político concluiu dizendo que município se sente reconhecido pela trilogia distinguida, acrescentando que “estamos num patamar que faz com que se sintam orgulhosos em dizer: «eu sou de Aguçadoura»”.
Enquanto Presidente da Freguesia, Sérgio Cardoso disse que era “com grande prazer que hoje prestamos as homenagens a duas individualidades e um organismo”. “Augusto Soares da Silva foi o primeiro aguçadourense a atingir o mais alto grau catedrático da freguesia e deverá servir de exemplo e incentivo aos nossos jovens académicos. Continue a ser o embaixador da nossa terra no campo académico.”, invocou Sérgio Cardoso. A Olívia Lino, o Presidente da Junta disse “em seu nome, queremos homenagear a mulher aguçadourense”. É um exemplo a seguir e a mulher mais idosa da freguesia. “Que viva muitos anos e com o mesmo dinamismo”, evocou. Sobre a Casa do Povo de Aguçadoura, fundada em 1973, Sérgio Cardoso referiu que era motor de actividades culturais, desportivas e recreativas, sendo responsável pela actividade cultural da terra. Em jeito de conclusão, o Presidente informou que “já iniciámos o processo de elevação a vila e esperamos consegui-lo o mais breve possível porque Aguçadoura bem o merece”.
Os homenageados foram unânimes em demonstrar o seu agradecimento e reconhecimento pela iniciativa da Junta de Freguesia na comemoração do seu 77º aniversário.
Durante o fim-de-semana, várias iniciativas assinalaram a data. No sábado, houve uma Prova de Atletismo Popular pelas ruas da freguesia. No domingo de manhã, realizou-se uma Missa Solene, na Igreja de Aguçadoura, na qual estiveram presentes vários elementos da Junta de Freguesia e todas associações da freguesia. À tarde, o Pavilhão do Centro Desportivo e Cultural de Aguçadoura foi palco de um Arraial Popular que contou com a participação do Grupo Musivida e o Rancho Folclórico Casa do Povo de Aguçadoura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *