Arouca, Cultura

«Letras e cores, ideias e autores da república» em exposição – Arouca

O Portugal do final do século XIX e início do século XX é retratado em ilustrações evocativas dos momentos mais importantes da época. Do Modernismo à Primeira Grande Guerra, da implantação da República ao retrato social da época, a literatura e a arte cruzam-se, e dão origem à exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República», patente na Biblioteca Municipal de Arouca, de 18 de Outubro a 12 de Novembro.

No ano em que se comemoram cem anos sobre a implantação da República, a DGLB, em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, apresenta a exposição «Letras e Cores, Ideias e Autores da República».

A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou dez ilustradores para tratarem plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *