Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Museu com exposição sobre quotidiano da casa

«Em redor do Lar» é o título da exposição patente no Museu Municipal de Arouca até ao próximo domingo.
«O quotidiano da casa arouquense de outros tempos, fosse qual fosse a condição social dos seus proprietários, era rico em vivências e objectos», referem os promotres da mostra, que evoca essas vivências, através de louças, mobiliário e utensílios vários.
A exposição pode ser vista até domingo, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Última animação de Manuel Barbosa

É exibido às 21:00 desta sexta-feira, no Museu Regional de Oliveira de Azeméis, o mais recente filme do realizador Manuel Matos Barbosa, «A Ria, a Água, o Homem».
Trata-se de uma obra de animação com base nos textos de Raúl Brandão sobre a Ria de Aveiro que será exibida depois da inauguração de uma exposição de desenhos do cineasta oliveirense que o público poderá ver até 22 de Novembro.
A noite, dominada pelo cinema, inclui ainda um colóquio no qual é apresentado o livro «A Ria, a Água, o Homem – o cinema de Manuel Matos Barbosa».
A película – produzida pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e RTP – será exibida na 34ª edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

S. JOÃO DA MADEIRA

Ilustrações continuam em exposição

A terceira edição do Encontro Nacional de Ilustração constituiu um sucesso cujos ecos continuam a fazer-se sentir em S. João da Madeira.
O evento, organizado pela Junta de Freguesia, decorreu nos dias 07, 08 e 09 de Outubro, mas os trabalhos – elaborados por cerca de 50 artistas – podem ser vistos na galeria de exposições dos Paços da Cultura, até 13 de Novembro.
Este fim-de-semana, a exposição pode ser vista no sábado, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:30.

SANTA MARIA DA FEIRA

Rolo filigrinador com busto da República

Um rolo filigrinador é a peça em destaque este sábado no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão.
Entre as 15:00 e as 17:00 todas as atenções estão voltadas para esta peça, oriunda da Fábrica de Papel da Matrena, em Tomar, com uma filigrana representando o busto da República e a data da sua implantação.
A Fábrica de Papel de Matrena, em Tomar, fundada, em 1901 por João de Oliveira Casquilho, foi um importante pólo de desenvolvimento da indústria do papel, até 1999.
A iniciativa enquadra-se no projecto «Conhecer o Papel», onde em cada mês se destaca uma peça, uma profissão, um papel ou uma máquina da indústria papeleira.

VALE DE CAMBRA

Música brasileira no centro cultural

O Centro Cultural de Macieira de Cambra recebe este sábado um espectáculo de música popular brasileira, com o grupo «Amarelo Manga».
O concerto está marcado para as 21:45 e – de acordo com a organização – promete «momentos musicais de muita qualidade, resultantes da vasta experiência do grupo através da world music e da MPB (Música Popular Brasileira), com standards e arranjos próprios».
Bilhetes à venda no centro cultural e no Posto de Turismo de Vale de Cambra.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *