Arouca, Sociedade

Arouca adere a pacto europeu para redução de emissões de CO2

Tendo em vista a sustentabilidade ambiental, mais de 500 autarcas europeus estão a promover um acordo internacional para a redução das emissões de CO2 em mais de 20%, tendo 2020 como limite para atingirem esta meta. «Pacto de Autarcas: compromisso para as energias sustentáveis locais» é o nome da iniciativa, que visa a eficiência energética, através de acções de rentabilização e exploração de energias renováveis.
 
No texto deste documento, os mais de 500 autarcas comprometem-se a criar condições para reduzirem emissões e a sensibilizarem os cidadãos a partilharem boas práticas. Segundo os promotores deste documento, «as autoridades locais têm um papel fundamental na mitigação das mudanças climáticas. Mais da metade das emissões de gases de efeito estufa são criados e pelas cidades. 80% da população vive e trabalha nas cidades, onde cerca 80% da energia é consumida».
 
O Pacto de Autarcas é uma iniciativa anual, promovida pela Comissão Europeia. Com a adesão destes 500 autarcas, o número de signatários irá aumentar para mais de 1.600, oriundos de 36 países, o que se traduz na representação de 120 milhões de cidadãos.
 
A Comissão Europeia apoia esta iniciativa através da organização de uma conferência e da promoção das boas práticas, bem como no financiamento de acções, através de programas próprios, num total de 15 milhões em 2010.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *