Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Seminário “Ao encontro de vidas em mudança – género e exclusão – violência doméstica” nesta sexta-feira – Povoa do Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove o Seminário “Ao ENCONTRO DE VIDAS EM MUDANÇA – GÉNERO E EXCLUSÃO – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”, nesta sexta-feira, dia 22, no Theatro Club. Pela altura, a Autarquia apresenta uma nova resposta inovadora, designada SIGO – Serviço Para a Promoção da Igualdade de Género.
 
Tendo verificado, ao nível concelhio, um aumento de denúncia de casos de violência doméstica, numa forma de cumprimento do seu dever e assumindo a responsabilidade social que detém, a Autarquia vai colocar ao dispor dos habitantes do Concelho esta nova resposta.
 
No mesmo Seminário, serão intervenientes responsáveis de entidades locais, regionais e nacionais com intervenção na área.     
                                                                                                                      
Programa do Seminário:
 
Para as 9h30, está marcada a sessão de abertura, com as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Senhor Manuel Baptista, da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Professora Doutora Sara Falcão Casaca, da Directora da Unidade de Desenvolvimento Social do Centro Regional da Segurança Social de Braga, Doutora Cristina Sanches, do Comandante do Comando Territorial de Braga da Guarda Nacional Republicana, Tenente-Coronel Doutor Mota Gonçalves, e do Vice-Presidente da Administração Regional de Saúde Norte, Doutor Pimenta Marinho.
 
Depois, a Vereadora dos Pelouros de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Doutora Fátima Moreira, apresenta o Projecto SIGO – Serviço Para a Promoção da Igualdade de Género.
 
Pelas 10h00, inicia o Painel 1 – “Enquadramento dos Fenómenos da Violência Doméstica” – em que intervêm o Vice-Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Doutor Manuel Albano, sobre “Violência Doméstica/Familiar”; a Professora Catedrática do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Investigadora do CICS, Maria Engrácia Leandro, sobre “Os Tempos Mudam/Certas Mentalidades Permanecem – Violências Familiares na Ordem do Dia”; e Mestres, Doutorandos e Bolseiros de Investigação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, de entre os quais Doutor Diogo Costa e a Doutora Sílvia Fraga, apresentando um estudo de âmbito Europeu sobre Violência Doméstica, que tem como objecto de estudo prevalecente os episódios de Violência Perpetrada Contra os Idosos, os Jovens e os Casais.
 
Após o intervalo, intervêm a Procuradora-Adjunta do Ministério Público da Comarca da Póvoa de Lanhoso, Doutora Armandina Conde, sobre “Violência Doméstica/Familiar: Enquadramento Judicial. Da Legislação à Intervenção”; e o Director da Unidade de Saúde Familiar d`As Terras de Lanhoso, Doutor Luís Carlos Correia, sobre “Violência Doméstica/Familiar: Impacto na Saúde (Mental e Física): Aspectos Médicos”.
 
De tarde, o Painel 2 – “Do Pedido à Resolução” – inicia às 14h30, com as intervenções da Directora da Unidade de Desenvolvimento Social da Segurança Social de Braga, Doutora Cristina Sanches, sobre “Violência Doméstica/Familiar: Segurança Social: Que respostas?”; do Comandante do Posto da Póvoa de Lanhoso da Guarda Nacional Republicana, Primeiro – Sargento Fernando Monteiro, sobre “GNR e a Violência Doméstica nos Meios Rurais”; de uma Técnica do Centro de Apoio à Mulher D. Maria das Dores Quinta e Costa, Doutora Célia Barbosa, sobre “Violência Doméstica – Intervenção Multidisciplinar em Casa Abrigo”; e, por parte da Associação de Apoio à Vítima – Delegação de Braga, Doutora Teresa Sofia Silva, sobre “Violência Doméstica: Caracterização e Intervenção”.
 
Após o intervalo, intervém a Coordenadora da Delegação Norte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Doutora Rosa Oliveira, sobre “Género e Exclusão Social” no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
 
A sessão de encerramento, depois do debate, está marcada para as 17h30.
 
Inscrições.
As inscrições para o seminário poderão ser feitas no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso ou via email para rede.social@mun-planhoso.pt, com indicação de Nome, Morada, Telefone, Email e Profissão.
Carrinha da Diversidade.
Ainda no âmbito deste Seminário, nos dias 21 e 22 de Outubro, a Carrinha da Diversidade estará disponível para visitas da população e de alunos das Escolas do Concelho. No quadro da sua missão para garantir a execução das políticas públicas no âmbito da cidadania e da promoção e defesa da igualdade, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género promove a circulação pelo país da Carrinha da Diversidade, entre Maio e Novembro de 2010. Esta é uma iniciativa integrada no projecto “Abordar as Discriminações Localmente Para Alcançar a Igualdade a Nível Global”, inserido no Programa PROGRESS 2007-2013.
A Carrinha da Diversidade visita a Póvoa de Lanhoso nos próximos dias 21 e 22 de Outubro e fica estacionada no Parque do Pontido. Nela, os visitantes podem observar uma exposição alusiva às questões da igualdade e ali terão quatro computadores, um plasma e diverso material na área da diversidade e contra a discriminação, em áreas como a da deficiência, da etnia, do género, da idade, da orientação sexual e da religião ou da crença.
Todos os munícipes são convidados a visitar a Carrinha da Diversidade, no Pontido, e a estar presentes no Seminário, no Theatro Club.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *