Lamego, Sociedade

Formação dirigida a professores e pais de Lamego destacou importância da leitura nos jovens

     A Biblioteca Municipal de Lamego, com o apoio da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, promoveu junto de 30 participantes, na sua maioria professores bibliotecários e educadores de infância, a acção de formação Como Incentivar nas Crianças o Gosto pela Leitura. No final desta actividade, dinamizada pelo formador José Manuel Cruchinho, a assistência ficou “sob o efeito do encantamento da leitura e das histórias, enriquecida pela magnífica experiência profissional e pessoal do formador que conseguiu despertar entusiasmo pela temática do mundo da leitura e a sua correspondente promoção junto das nossas crianças”.

     Rodeado de uma grande variedade de livros infanto-juvenis de excelente qualidade, Cruchinho procurou sensibilizar os participantes para a “importância suprema dos pais e da escola no processo de formação de leitores”, acrescentando que os livros “encerram Educação e que a ilustração é uma alternativa de mensagem”. Na sua opinião, a leitura deve transmitir, junto dos mais novos, padrões de comportamento e ensinamentos para a vida.

     Ao longo da acção Como Incentivar nas Crianças o Gosto pela Leitura, realizada a 18 de Outubro último, o formador também procurou divulgar alguns métodos práticos de incentivo à leitura, através do recurso a jogos e estratégias que visam o desenvolvimento da oralidade dos jovens de uma forma criativa. Neste sentido, abordou algumas técnicas específicas: varrer o olhar, controlar o pânico cénico, trabalhar os efeitos da voz, expressões faciais e a preparação prévia da leitura.

     Por último, esta actividade pedagógica destacou a importância das bibliotecas escolares e públicas no esforço de melhoramento dos índices de literacia e de leitura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *