Sociedade, Torres Vedras

Festas da Cidade de Torres Vedras 010 proporcionarão durante duas semanas actividades para todos os gostos

A 7.ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras realiza-se entre os próximos dias 27 de Outubro e 11 de Novembro.

Com início mais uma vez no dia do padroeiro de Torres Vedras (S. Gonçalo de Lagos) e final no Feriado Municipal de Torres Vedras (Dia de S. Martinho), este evento apresenta, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, “um programa equilibrado e que procura corresponder aos interesses mais alargados possíveis”.

A temática central destas Festas da Cidade de Torres Vedras será, como anteriormente, o vinho e a vinha, ou não fosse Torres Vedras o concelho que mais fornece no país este produto.

Nesse âmbito, refira-se a realização: da Festa das Freguesias, onde se poderá conhecer alguns dos melhores vinhos que o concelho de Torres Vedras produz, para além de gastronomia, doçaria e artesanato local; da sessão de lançamento do livro A importância económica e social do cooperativismo: As adegas cooperativas de Torres Vedras; do passeio de BTT Rota das Adegas; do anúncio do vinho premiado no decorrer da já habitual Prova Cega de Vinhos (o qual será utilizado posteriormente nas ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras); da Final do Festival das Vindimas (em que é eleita a Rainha das Vindimas do concelho de Torres Vedras) e a exposição retrospectiva dos 30 anos deste festival; do passeio de tractores agrícolas antigos; e da exposição de máquinas agrícolas antigas.

Também relacionado com a identidade local, mas exclusivamente no domínio cultural, realce-se a realização: do VII Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo que trará ao Teatro-Cine de Torres Vedras grupos musicais de diversos países, sendo também de referir desta iniciativa as Merendas do Acordeão (actuações de acordeonistas tradicionais em restaurantes, cafés e outros espaços comerciais); do Encontro de Folclore; do desfile de bandas filarmónicas do concelho de Torres Vedras; e da exposição da colecção de artesanato de José Agostinho Lopes.

O ponto alto das Festas da Cidade de Torres Vedras acontecerá este ano com o concerto de Rita Redshoes que deverá trazer milhares de pessoas ao Pavilhão Multiusos de Torres Vedras.

Ainda destas festas saliente-se outras iniciativas como: a Missa em Honra de S. Gonçalo de Lagos; a Festa Sénior, que reunirá mais de três mil idosos do concelho de Torres Vedras; a Sessão Solene do Feriado Municipal; e a inauguração da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância Padre Francisco Soares.

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2010 são organizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras com o apoio do Arena Shopping e da FNAC.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *