Cultura, Trofa

“Quase” – Obra vencedora do Concurso Lusófono da Trofa 2009 integra Plano Nacional de Leitura

A obra vencedora da edição 2009 do Concurso Literário da Trofa de Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo, intitulada “Quase” de Sérgio Fernandes, foi seleccionada para a lista de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
 
Esta obra, sendo o primeiro livro do jornalista, foi referenciada pelo rigoroso grupo de especialistas, como estando dotada de todos os valores fundamentais requeridos pelos alunos do 4º ano de escolaridade.
 
De entre os critérios de selecção, destacou-se a capacidade da obra para potenciar o gosto e o amor pela escrita, as suas qualidades estéticas e força sedutora e a revisão gráfica da edição.
 
Depois do “Pirilampo e os deveres da escola” (2007) de João Alberto Fernandes Roque, esta é a segunda obra vencedora do Concurso Literário da Trofa que integra a lista de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
 
O Concurso Literário da Trofa foi transformado, em 2010, no Concurso Literário Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo, numa parceria da Câmara Municipal da Trofa e do Instituto Camões, abrangendo com esta mudança todos os países de Língua Oficial Portuguesa, com o objectivo de valorizar não só o património cultural do concelho e do País, mas também, e fundamentalmente a Língua Portuguesa e a produção e criação literária em Português que une países e povos tão diferentes como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *