Évora, Sociedade

“Apelos Bairro 21” – Évora

A Câmara Municipal de Évora está neste momento a elaborar a sua Agenda 21 Local, dando seguimento ao conceito surgido em 1992 numa conferência das Nações Unidas e que preconizava uma acção global para o desenvolvimento sustentável como forma de lidar com questões como a pobreza, saúde humana, padrões de consumo, protecção ambiental, dinâmica demográfica, entre outros. 

Considerando que grande parte destas questões têm os seus problemas e soluções enraizadas nas actividades locais e que a participação e cooperação das autoridades municipais desempenhará um papel crucial na obtenção destes objectivos, o capítulo 28 da Agenda 21 apela às autoridades locais de cada país que desenvolvam um processo consultivo e consensual com as suas populações, sob a forma de uma versão local da Agenda 21: a Agenda 21 Local.  

Neste modo, a edilidade eborense, através da CIVITAS – Centro de Estudos Sobre Cidades e Vilas Sustentáveis da Universidade Nova de Lisboa, e no âmbito da sua presença na CIMAC, – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, promoveu a fase de auscultação da população, entretanto terminada, realizou um Fórum de Participação e neste momento avança para os “Apelos 21 Bairro”. 

Os “Apelos 21 Bairro” são convites abertos a todos os que desejam cooperar para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida no seu bairro, constituindo para o efeito uma Parceria Local de Bairro que deve envolver um ou mais dos seguintes actores com ligação clara e forte a esse bairro: Moradores; Associações locais; Organizações Não Governamentais (ONG); Empresas públicas e privadas; Instituições de Ensino e Formação Profissional; Junta de Freguesia; Outras entidades públicas e privadas. 

Os “Apelos Bairro 21” têm como objectivo identificar e seleccionar um número limitado de bairros (pequenas área habitacionais) para se articularem com a Equipa da Agenda 21 e serem incluídos no processo da Agenda 21. Para participar basta preencher o formulário que pode ser obtido junto do departamento de ambiente e qualidade da Câmara Municipal de Évora ou por via electrónica no endereço www2.cm-evora.pt/agenda XXI. Não perca a oportunidade de fazer parte deste processo de mudança com vista ao desenvolvimento sustentável da sua Freguesia e do Concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *