Montijo, Sociedade

Autarquias de Montijo e Svogue assinam acordo de cooperação

  O concelho de Montijo recebeu, nos dias 18 e 19 de outubro, a visita do presidente da Câmara Municipal de Svogue (Bulgária), Emil Tsvetanov Atanasov, do vice-presidente, Peyo Stoyanov e do embaixador búlgaro em Portugal, Ivan Petrov.

O programa da visita incluiu deslocações a locais emblemáticos do concelho, como a frente ribeirinha, o Museu Agrícola da Atalaia, ao colonato e igreja de Santo Isidro de Pegões, a Etar do Seixalinho, a Escola Profissional de Montijo e ao tecido empresarial do concelho.

No final da visita, foi assinado um acordo de cooperação que formalizou, assim, a cooperação institucional entre os dois municípios.

Para a presidente da Câmara Municipal de Montijo, Maria Amélia Antunes, o acordo de cooperação com o município de Svogue “traz a perspetiva de uma franca cooperação em domínios tão importantes como o desenvolvimento económico, a cultura, a educação, a formação, o humanismo, numa palavra, a cidadania”.

“Temos consciência que a relação e a cooperação entre os países da União Europeia e entre as comunidades locais de cada um desses países são, hoje mais do que nunca, imprescindíveis para uma Europa de progresso, solidariedade e paz”, afirmou.

Emil Tsvetanov Atanasov, presidente da Câmara Municipal de Svogue, acrescentou que, efetivamente, “é um facto que a Europa não vai ser edificada de uma só vez. A Europa vai ser edificada através de cada um das nossas ações concretas, que são de solidariedade mútua”.

“Esta relação de cooperação agora criada faz parte da indicação de cidadania europeia. Através da assinatura deste acordo comprometemo-nos a manter os contactos entre os dois municípios, com o objetivo de manter um diálogo vivo e um intercâmbio de experiências”, concluiu.

   Os objetivos constantes do referido acordo passam pela manutenção de contactos e diálogo entre as duas câmaras; pelo intercâmbio de experiências e ações comuns no âmbito do melhoramento das infraestruturas, da capacidade administrativa, da assistência social, do ensino profissional e da educação; e pelo incentivo à preservação do meio-ambiente.

São, ainda, objetivos do acordo desenvolver o apoio ao intercâmbio comercial entre as pequenas e médias empresas; o intercâmbio de informação e a realização de iniciativas conjuntas para a divulgação e o conhecimento recíproco da história e cultura locais; incentivar contactos e cooperação entre organizações não governamentais; e fomentar o intercâmbio juvenil e de atividades visando a afirmação de valores europeus. 
 

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *