Borba, Sociedade

Agenda 21 Local de Borba em fase de estruturação

O Município de Borba está neste momento a estruturar a Agenda 21 Local, com o propósito de implementar e desenvolver a sustentabilidade ao nível local. O processo inicia-se com a elaboração do Diagnóstico para a Sustentabilidade do qual irá resultar a definição de uma Visão Estratégica em consonância com uma Política de Sustentabilidade. Estas ferramentas vão estabelecer as directrizes em que deve assentar o Plano de Acção, constituído por um conjunto de medidas que irão contemplar a monitorização e avaliação periódica do seu progresso. O processo de participação e comunicação é transversal a todo o processo de implementação da Agenda 21 Local de Borba, com o objectivo de envolver e co-responsabilizar os actores locais e população em geral na configuração de soluções e aspirações locais.

Presentemente, o Município de Borba encontra-se na fase final de elaboração do Diagnóstico para a Sustentabilidade de Borba que consiste na caracterização do território, através da qual se pretendem identificar as principais fragilidades e potencialidades do Concelho. Neste documento serão ainda integrados os contributos da população e dos agentes locais, que serão recolhidos, brevemente, através da realização de inquéritos de rua e de uma sessão de participação pública.

A implementação da Agenda 21 Local de Borba conta com o apoio da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central,  no âmbito da operação “Elaboração e implementação da Agenda 21 Local do Alentejo Central”, financiada pelo INALENTEJO. O projecto conjunto dos municípios aderentes teve início em Outubro de 2009 e terminará em Outubro de 2011.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *