Montijo, Sociedade

“Uma grande resposta social” – Montijo

“As Universidades Seniores são uma grande resposta social”. As palavras são do reitor da Uniseti, Brissos Lino, proferidas ontem, na abertura do quinto ano letivo da Universidade Sénior de Montijo, que teve lugar na Galeria Municipal. As aulas arrancam hoje, dia 19 de outubro, para os cerca de 150 alunos da Universidade.

Na cerimónia, Brissos Lino, sublinhou a importância de manter a qualidade de vida após a aposentação “se a vida ativa for só centrada na vida profissional quando o indivíduo se reforma pode correr o risco de a sua vida perder o sentido”.

Para o reitor “é preciso encarar esta transição de outra forma e oferecer às pessoas respostas sociais. As Universidades Seniores são grandes respostas sociais. Nós estamos a fazer história, no sentido de chamar a atenção para esta faixa da população e também procurar uma resposta social nesse sentido”.

A presidente da Câmara Municipal de Montijo, Maria Amélia Antunes, referiu que “A Universidade Sénior de Montijo embora tenha uma história recente, com apenas quatro anos, tem sido efetivamente uma resposta adequada aos cidadãos de Montijo que têm como lema ‘Viver e aprender. Aprender até morrer’.

Para a edil, aprender e estabelecer laços afetivos “numa fase da vida onde já não há competitividade é muito gratificante e é, de facto, uma forma saudável de ‘gastar’ o tempo a partir do fim da vida ativa profissional”.

Este ano, o programa curricular da Universidade contempla 29 disciplinas de diversas áreas, desde as Línguas e Literaturas, passando pelas Ciências Sociais e Humanas, Ciências Experimentais, Artes Expressivas à Motricidade Humana. Como habitualmente, os estudantes poderão contar, ainda, com atividades extracurriculares, como visitas de estudo, exposições, seminários e semanas abertas, entre outras iniciativas.

Recorde-se, que a Universidade Sénior pretende proporcionar à população residente no concelho de Montijo, com idade igual ou superior a 50 anos, formação multidisciplinar em diversas áreas.  
 

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *