Marinha Grande, Sociedade

Loja Social inaugurada – Marinha Grande

A Loja Social da Marinha Grande, situada na Rua Pereira Crespo, nº 25 – R/C Esq., no centro tradicional da cidade, foi inaugurada no passado domingo, 17 de Outubro.

O momento foi presenciado por várias entidades do concelho, destacando-se o Executivo permanente da Câmara Municipal e representantes das entidades parceiras do projecto.

A Vereadora da Acção Social, Cidália Ferreira, agradeceu a todas as associações parceiras, porque “só com todos é possível existir este projecto e este espaço”, fazendo votos que todos continuem a contribuir para a sua existência deste espaço e que “o nosso concelho se solidarize com esta causa”.

A autarca lembrou que naquele dia 17 de Outubro se assinalou o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. “A pobreza é uma cruel realidade com que uma grande parte do País se depara. Muitas pessoas continuam a viver em condições degradantes, agravadas pela conjuntura económica e social que atravessamos”.

Continuou afirmando que “há carência de habitação adequada, de cuidados de saúde e higiene, de alimentação. E infelizmente prevê-se o agravamento das condições de vida das pessoas”.

Para atenuar esses efeitos “é necessário o estabelecimento de uma parceria global para o desenvolvimento. Para isso, é preciso que todas as entidades locais, regionais e nacionais façam um enorme esforço no domínio da ajuda”.

Nesse sentido, Cidália Ferreira acredita que “a Loja Social sobreviverá pela contribuição das instituições mas também da sociedade em geral, para que possamos ajudar a combater a pobreza através de apoios que assegurem a satisfação das necessidades das famílias”.

Garantir o bem-estar das pessoas

A Loja Social é promovida pela Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Associação Novo Olhar.

São parceiras do projecto: ADESER II, Rotary Club da Marinha Grande, Escola Calazans Duarte – Projecto Escolas com Escolhas, Associação de Desenvolvimento e Cooperação Atlântida e Associação de Ocupação de Tempos Livres do Sport Operário Marinhense.

Este é  um projecto que visa potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes.

A Loja Social tem como objectivos:

– Apresentar-se como um recurso complementar às intervenções de carácter social, dirigidas a agregados carenciados do concelho;

– Promover e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias em situação de maior vulnerabilidade identificada pelas entidades competentes, através da disponibilização de bens;

– Potenciar o envolvimento da sociedade civil, empresas, instituições e de toda a comunidade na recolha de bens.

De entre as competências da Loja Social destaco a garantia do bem-estar e dignidade dos seus beneficiários; a promoção da participação do Banco Local de Voluntariado do Concelho da Marinha Grande na dinâmica da Loja Social; e o estimulo do interesse, da participação e da responsabilidade dos beneficiários pelo bom funcionamento da Loja Social.

A Loja Social disponibilizará bens como: vestuário, brinquedos, material didáctico, livros, mobiliário, equipamento doméstico, pequenos electrodomésticos e artigos de puericultura.

A Loja Social funcionará com os tipos de serviços mediante a disponibilidade e competências das pessoas inscritas. Pode contemplar, por exemplo, valências de costura, electricista, mecânica, passagem de roupa a ferro, limpezas.

Os serviços podem ser trocados por um banco de horas, que consiste na prestação de um outro serviço no mesmo número de horas que recebeu o serviço de outra pessoa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Boa tarde,
    nós somos um grupo de área de projecto da escola secundaria de ourém do 12 ano,o nosso projecto é sobre a pobreza na nossa cidade, por isso, gostaríamos de falar consigo através do telefone ou por e-mail.
    obrigada pela atenção, ficaremos há espera da resposta.

  2. Tou a fazer voluntariado e deixo aqui uma mensagem para quem se encontre interessado . É muito importante haver este tipo de prática na Marinha grande. Agradeço desde já a quem faz parte desta iniciativa e ás entidades que se encontram em parceria .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *