Cultura, Oliveira de Azeméis

Exposições mostram vários olhares sobre a República – Oliveira de Azeméis

As figuras e os momentos mais marcantes da vida política, antes e após a implantação da República em Portugal, estão resumidos nos dez painéis que fazem parte da exposição «A República para além de Lisboa 1908-1912», patente no arquivo municipal de Oliveira de Azeméis.

A mostra, que integra o programa municipal das comemorações do centenário da República, resulta do trabalho de investigação da historiadora Alice Samara e retrata um dos momentos mais importantes da história de Portugal.

A exposição proporciona um outro olhar sobre a primeira República, não restringindo a leitura e a visão do processo republicano à capital, onde se situavam os principais órgãos do poder monárquico.

Os painéis procuram demonstrar que as conquistas republicanas tiveram dimensão nacional e foram vividas, de forma diferente, por todo o país.

Ao visitante é dado a conhecer Portugal nos finais do século XIX e inícios do século XX e as eleições legislativas de 1908 e 1910.

O cinco de Outubro, a implantação da República e a construção do regime são outras facetas que o público pode observar até 31 de Dezembro.

A mostra aborda também os primeiros anos da República centrando-se nas realizações e problemas da época. Parte da exposição centra-se ainda nas incursões monárquicas e no papel que outras figuras importantes tiveram no processo republicano.

A mostra é suportada em fotografias da Fundação Mário Soares, Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo municipal de Lisboa, Colecção António Ventura, Museu do Chiado, Museu Carlos Machado, Museu da Cidade e Biblioteca Nacional de Portugal.

Até 29 de Outubro estão disponíveis ao público, na biblioteca municipal Ferreira de Castro, duas outras exposições integradas nas comemorações do centenário da República, da responsabilidade da autarquia.

A exposição colectiva de cartazes «Letras e Cores, Ideias e autores da República!», retratando plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época, é um projecto da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, em colaboração com a Comissão Nacional para a Comemoração do Centenário da República que junta ilustradores como João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho

A segunda exposição – «Leituras sobre…Viva a República!» – é constituída por acervo documental sobre os principais factos da República.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *