Cultura, Portimão

Daniel Sampaio lança em Portimão o livro “Memórias do Futuro – Narrativa de Uma Família”

No dia 26 de Outubro, Daniel Sampaio lançará na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes o seu livro “Memórias do Futuro – Narrativa de Uma Família”, com selo da Editorial Caminho, numa cerimónia marcada para as 18h30. 

O narrador e personagem principal deste novo livro do psicólogo e escritor, é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens de 78 anos de idade – o casamento de um neto. 

Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal. 

Professor catedrático de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Lisboa, Daniel Sampaio centra as suas obras no quotidiano da família e da escola e tem-se dedicado ao estudo e à intervenção junto de jovens em risco. 

Dos títulos que publicou, destacam-se “Ninguém Morre Sozinho” (uma obra de referência sobre o suicídio adolescente), “Inventem-se Novos Pais”, “Arte da Fuga”, “Tudo o Que Temos Cá Dentro” e “Lavrar o Mar”.  

A versão teatral do seu livro “Vagabundos de Nós” foi levada à cena em 2004 e galardoada com o Prémio do Teatro Marcelino Mesquita, da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *