Sociedade, Torres Vedras

Oficina Domiciliária é um projecto de sucesso – Torres Vedras

A Oficina Domiciliária da Câmara Municipal de Torres Vedras completou no mês de Setembro cinco anos de funcionamento.

Recorde-se que esta oficina é um serviço gratuito que consiste na deslocação de um profissional polivalente às casas de munícipes com 55 ou mais anos de idade para efectuar pequenos arranjos ou reparações.

Realce-se que o número de solicitações da Oficina Domiciliária da Câmara Municipal de Torres Vedras tem aumentado substancialmente. Em 2006 esse número foi 299 e em 2009 foi quase o dobro: 586.

De referir que em 2009 as intervenções mais efectuadas por meio deste serviço prenderam-se com a reparação de torneiras (178 solicitações), de canalizações (109 solicitações), de autoclismos (92 solicitações), de estores (87 solicitações) e de fechaduras (86 solicitações) e com a substituição de lâmpadas (81 solicitações).

No que concerne às faixas etárias dos utilizadores da Oficina Domiciliária em 2009, refira-se que neste ano 229 solicitações foram efectuadas por seniores com idades compreendidas entre os 75 e os 84 anos; 193 solicitações foram efectuadas por seniores que tinham entre 65 e 74 anos; e 121 solicitações foram efectuadas por seniores com mais de 84 anos.

De salientar que 59% das solicitações a este serviço, em 2009, foram realizadas por munícipes que já tinham recorrido ao mesmo anteriormente.

Segundo Rui dos Anjos, funcionário da Oficina Domiciliária da Câmara Municipal de Torres Vedras, este é “um serviço, no que toca a mim, gratificante e enriquecedor, porque sinto-me útil e muito bem comigo mesmo por saber que estou a ajudar alguém e, na maioria dos casos, alguém com muito poucas posses monetárias. (…) Certas vezes consigo tornar o dia da pessoa que visito um pouco melhor, só pelo facto de ela não estar ali todo o dia sozinha, sem ninguém com quem conversar, porque o marido ou esposa faleceu, ou porque os filhos foram trabalhar para longe”. Já na opinião de Natércia Garcia, utente da Oficina Domiciliária, esta “é uma opção muito vantajosa porque às vezes há dificuldade em encontrar alguém que faça estes pequenos trabalhos”. Para Ana Maria Valente, também utente da referida oficina, trata-se de “um serviço muito rápido, no dia a seguir ao pedido já cá estão a arranjar”. Também Nazaré Espírito Santo elogia a Oficina Domiciliária: “A reforma é pequena e não dá para tudo e com este serviço conseguimos arranjar coisas que ao pedir a outra pessoa ou empresa sairia muito caro. É um serviço bastante vantajoso no ponto de vista da eficácia da resolução do problema”.

A Oficina Domiciliária da Câmara Municipal de Torres Vedras é um serviço que pode ser requisitado por meio do n.º de telefone: 800 200 066 (a chamada é gratuita).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *