Lamego, Sociedade

Novo Comandante do CTOE apresenta cumprimentos ao Presidente da Câmara de Lamego

     O novo Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais, Coronel de Infantaria João Alexandre Gomes Teixeira, reuniu-se com Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, numa audiência para apresentação de cumprimentos, após ter tomado posse a 30 de Setembro último. Durante o encontro, os dirigentes renovaram o compromisso de reforçar os laços de cooperação institucional entre a autarquia e esta unidade militar, também conhecida por “rangers”, que este ano comemora o seu 50º aniversário.

     Natural do concelho de Mirandela, Gomes Teixeira tem 29 anos de serviço, tendo ingressado na Academia Militar em 1980. Ao longo da sua carreira, exerceu diversas funções de Comando, Direcção e Chefia, destacando-se como oficial superior no CIOE onde foi Comandante do então Batalhão de Elementos de Operações Especiais, tendo também feito parte do grupo de trabalho criado para o levantamento de um Comando de Operações Especiais Conjunto no Estado-Maior General das Forças Armadas. Desempenhou ainda funções de Comandante em regime de substituição no Regimento de Infantaria Nº 13, em Vila Real.

     Gomes Teixeira foi promovido a Coronel em 2 de Julho de 2007 e na sua última colocação, entre Outubro de 2009 e Setembro de 2010, assumiu as funções de Subdirector da Direcção de Justiça e Disciplina. Da sua folha de serviços constam 12 louvores e diversas condecorações.

     No âmbito da audiência que manteve com o novo Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais, Francisco Lopes reiterou uma vez mais a importância da permanência desta unidade na cidade de Lamego: “Trata-se de uma das mais emblemáticas instituições do nosso Exército e que, ao longo dos anos, granjeou grande fama no nosso país e no estrangeiro, nomeadamente pela sua participação em missões em cenários de guerra. Recorde-se que este facto fundamentou a atribuição da Ordem Militar de Aviz pelo Presidente da República, em Setembro último, por ocasião da celebração do seu 50º aniversário e dos 171 anos da presença militar ininterrupta nesta cidade. Em conversas que diariamente mantenho com os lamecenses é me transmitido o enorme carinho que têm pelos seus “rangers”. Acredito que a integração do CTOE na cidade de Lamego é perfeita”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *