Arouca, Sociedade

Isabel Vasconcelos na AMP, para discutir redução de emissões de CO2 – Arouca

Em representação da Câmara Municipal de Arouca, a vice-presidente Isabel Vasconcelos participou, recentemente, nas reuniões do projecto METREX. Sob a orientação de uma equipa Científica da Universidade de Manchester, cerca de 30 participantes, oriundos dos vários municípios, empresas e organizações da Área Metropolitana do Porto, contribuíram para a reflexão sobre os cenários possíveis, devido às alterações climáticas, em 2050. Reduzir as emissões de CO2 é o objectivo principal.
 
A acção visou a sensibilização dos 16 municípios para a questão das alterações climáticas e encontrar formas de contribuir para o objectivo europeu de reduzir as emissões em 80% até 2050. A METREX (Associação Europeia das Áreas e Regiões Metropolitanas), está a desenvolver um projecto que envolve 15 áreas metropolitanas europeias, incluindo Madrid, Londres, Paris, Bruxelas, Roterdão, entre outras.
 
No âmbito deste projecto, a AMP realizou inventários de emissões de gases com efeitos de estufa de 2004 e 2005, que permitiram conhecer as maiores fontes de emissões e as principais estatísticas locais. O grande problema na AMP está nos transportes, sector responsável por cerca de 40% das emissões.
 
Nas sessões de trabalho, foi possível construir cenários concretos e muito realistas, que apontaram para um objectivo atingível de 3,47 toneladas de CO2 por pessoa. Esse objectivo fica aquém do objectivo global (2 t CO2 / pessoa) o que mostra alguma prudência nos dados avançados pelos participantes. 
 
Em Abril de 2011 serão conhecidos os resultados detalhados das sessões de reflexão realizadas nas 15 áreas metropolitanas europeias, parceiras deste projecto, e respectiva análise comparada. Até lá a AMP vai continuar a trabalhar para a mitigação das emissões dos gases com efeito de estufa e a apoiar medidas desenvolvidas localmente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *