Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Museu com exposição sobre quotidiano da casa
«Em redor do Lar» é o título da exposição patente no Museu Municipal de Arouca até dia 24.
«O quotidiano da casa arouquense de outros tempos, fosse qual fosse a condição social dos seus proprietários, era rico em vivências e objectos», referem os promotres da mostra, que evoca essas vivências, através de louças, mobiliário e utensílios vários.
A exposição pode ser vista de terça-feira a domingo, das 09:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Tertúlia analisa papel da mulher na República

Na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro realiza-se esta sexta-feira a tertúlia «A República no feminino».
A iniciativa – marcada para as 21:30 – insere-se no programa municipal de comemorações do centenário da República Portuguesa, promovido pela Câmara de Oliveira de Azeméis.
A tertúlia pretende fazer uma discussão sobre o papel da mulher ao longo do período republicano, transportando-a para as questões fundamentais da sua participação na sociedade.
A sessão, em que participam Odete Santos e Carla Rodrigues, será conduzida por Ângela Amorim.

S. JOÃO DA MADEIRA

Curtas do Cinanima nos Paços da Cultura

As melhores curtas-metragens de animação do Festival Cinanima são apresentadas nos Paços da Cultura de S. João da Madeira este sábado.
A sessão destina-se a um público familiar e tem início às 15:30.
Este programa contempla a exibição de filmes de diversos países, casos do Brasil, Letónia, Rússia, Suíça e Suécia, além de Portugal.
Trata-se de uma série de 11 «curtas» muito divertidas, de diferentes durações, nas quais estão patentes as mais diversas técnicas de animação utilizadas em todo mundo.
O Cinanima é o mais importante festival internacional de cinema de animação português e realiza-se em Espinho desde 1976.

SANTA MARIA DA FEIRA

Rolo filigrinador com busto da República

Um rolo filigrinador é a peça em destaque este sábado no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão.
Entre as 15:00 e as 17:00 todas as atenções estão voltadas para esta peça, oriunda da Fábrica de Papel da Matrena, em Tomar, com uma filigrana representando o busto da República e a data da sua implantação.
A Fábrica de Papel de Matrena, em Tomar, fundada, em 1901 por João de Oliveira Casquilho, foi um importante pólo de desenvolvimento da indústria do papel, até 1999.
A iniciativa enquadra-se no projecto «Conhecer o Papel», onde em cada mês se destaca uma peça, uma profissão, um papel ou uma máquina da indústria papeleira.

VALE DE CAMBRA

Feira do livro arranca este sábado

A Fundação Serralves, através do Agrupamento Vertical de Escolas de Búzio, irá dinamizar este sábado, a partir das 10:00, a abertura da Feira do Livro de Vale de Cambra.
Promovido pela Câmara Municipal, este certame realiza-se até ao próximo dia 23.
Nos dias da feira – a decorrer na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra – haverá, para além dos livros, muita animação com a dinamização de actividades lúdicas, contos e dança.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *