Cultura, Santo Tirso

“Santo Tirso e o advento da República”

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso é inaugurada no próximo dia 21 de Outubro, às 18 horas, no átrio do edifício dos Paços do Concelho, a exposição “Santo Tirso e o advento da República”. Esta mostra documental vai estar patente ao público até ao dia 10 de Novembro. 

O centenário da implantação da República em Portugal é uma data a celebrar. A comemoração que agora se cumpre, através desta exposição, pretende assinalar os factos, momentos e pessoas que levaram ao aparecimento da República em Santo Tirso. Desde o início do século XX multiplicam-se os sinais da sua chegada, com o intensificar da luta empreendida pelo movimento republicano contra a monarquia na imprensa diária, nos comícios e nas sedes do poder.  

As sucessivas crises políticas protagonizadas pela monarquia e a intervenção do Rei precipitaram o desenrolar dos acontecimentos. Em 1910, a revolução do 5 de Outubro, prontamente se estenderia ao país, que a recebeu por telegrama.  

Para Santo Tirso foi nomeado um administrador civil e formada uma Comissão Municipal para conduzir o concelho no novo regime. Lentamente empreendia-se a construção de uma nova realidade política e social, por todos designada República. 

É com muito orgulho que a Câmara Municipal presta esta singela homenagem aos primeiros republicanos de Santo Tirso e o convida a visitar a presente exposição, participando desta forma nas comemorações do centenário da implantação da República em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *