Sintra, Sociedade

Sintra acolhe artistas nacionais e estrangeiros numa residência comum

O Workshop Internacional “Home and Abroad – Artistas em Residência” vai realizar-se em Sintra, na Casa do Monte dos Ciprestes, de 24 de Outubro a 6 de Novembro. Este projecto resulta de uma proposta da Triangle Arts Trust, uma rede internacional de artistas e de organizações culturais que se encontra implantada em mais de 50 países. 

Dez artistas internacionais e dez artistas nacionais vão participar neste workshop, que terá a duração de duas semanas, com o objectivo de criar um espaço inédito para a mobilidade e para o intercâmbio de experiências artísticas nas áreas da pintura, desenho, escultura, instalação, vídeo, performance, som e fotografia. 

“Home and Abroad” é uma residência artística da Triangle Arts Trust organizada pela associação artística e cultural XEREM. A residência tem por objectivo oferecer aos artistas a oportunidade de pesquisar, produzir e de criar fora do seu contexto usual, criando novos campos de trabalho. 

Pretende-se incentivar a criação relacionada com o dia-a-dia de vivências partilhadas, facilitando o trabalho em rede entre os artistas, apoiar a produção experimental de novos trabalhos e promover a troca cultural com a disseminação de ideias e de conexões criativas com o público, com um programa constituído por apresentações dos próprios artistas, performances, eventos e um Open Day. 

O projecto tem como tema subjacente a viagem no contexto da globalização, na definição de lugar e território, do ser estrangeiro ou local fora e dentro de casa, na criação de realidades locais ou globais. Pretende-se criar um olhar sobre a experiência de viajar em relação a temas como o turismo, nomadismo e migrações, e reflectir como estes poderão influenciar as nossas percepções de identidade, de cultura e de nação. Os artistas participantes explorarão o contexto do lugar da residência mas também realidades locais e globais relacionadas com as suas vivências.  

O programa contempla ainda um processo de investigação, com artistas, curadores e críticos convidados, reflectindo sobre o movimento internacional das artes contemporâneas e dos criativos que viajam pelo mundo enquanto “nómadas locais”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *