Cantanhede, Sociedade

Diferenças… é o tema genérico do IV Ciclo de Palestras – Cantanhede

O IV Ciclo de Palestras, este ano centrado no debate sobre Diferenças…, encerra no próximo dia 15 de Outubro, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, com um encontro subordinado ao tema “A criança face às diferenças…”.

Serão intervenientes José Luís Gomes, psicólogo clínico, psicoterapeuta e analista bioenergético e Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias, psicóloga, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, mestre em psicologia pedagógica e doutorada em psicologia do desenvolvimento.

Segundo refere a organização no folheto de divulgação “a escola é um local privilegiado para se observar a diversidade de cada indivíduo, advinda da diferença de capacidades, interesses, expectativas, relações sociais, autonomia pessoal, afectividade, competências, ritmos de aprendizagem, entre outras. Assim, compete a toda a comunidade educativa desenvolver no seu seio sistemas de reflexão, debate e intervenção que permitam conhecer melhor os mecanismos da exclusão e da desigualdade nas suas dinâmicas, assim como os procedimentos mais adequados tendo em vista uma escola mais plural, democrática, compensadora de desigualdades e desmistificadora de estereótipos”.

Essa é a razão de fundo para a realização da segunda palestra, onde se propõe apresentar caminhos e respostas que permitam às escolas dar a todos o acolhimento e orientação necessários a uma correcta inserção escolar e social e à implementação do direito à diferença, conforme o disposto no art.º 3.º da Lei de Bases do Sistema Educativo.

Recorde-se que o IV Ciclo de Palestras começou no passado dia 28 de Maio com uma sessão dedicada ao tema da hiperactividade. Foram intervenientes Luís Borges, Neuropediatra e fundador do Centro de Desenvolvimento do Hospital Pediátrico de Coimbra, e Cláudia Alfaiate, mestre na área da Hiperactividade. 
 
 

Para facilitar a participação dos pais e encarregados de educação, estes podem deixar os seus filhos na sala infanto-juvenil da Biblioteca Municipal ao cuidado das monitoras dos serviços pedagógicos, que irão dinamizar ateliês de expressão artística para crianças de 3 aos 10 anos.

Todos os interessados deverão fazer a inscrição dos seus educandos até às 17.00 horas do dia anterior à realização da palestra na Divisão de Educação e Acção Social pessoalmente, pelo telefone 231 410 123 e/ou através do endereço de correio electrónico deas@cm-cantanhede.pt

15 de Outubro – 21h

A criança face às diferenças… 

José  Luis Gomes

Psicólogo clínico, psicoterapeuta e analista bioenergético. 

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Psicóloga, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, mestre em psicologia pedagógica e doutorada em psicologia do desenvolvimento. 

ORGANIZAÇÃO

Associações de Pais do Concelho de Cantanhede

Município de Cantanhede 

PARCERIAS

Agrupamento de Escolas de Cantanhede

Agrupamento de Escolas Finisterra

Agrupamento de Escolas Gândara-Mar

Escola Secundária de Cantanhede

Escola Pedro Teixeira 
 

PATROCÍNIO

Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede-Mira

Intermarché de Cantanhede 

APOIO

Adega Cooperativa de Cantanhede

Marialva Park Hotel

Restaurante Marquês de Marialva

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *