Desporto, Nazaré

Surfista havaiano Garrett McNamara visita a Nazaré em Novembro

O surfista Garrett McNamara, de 42 anos, vai estar em Portugal durante o mês de Novembro. Na sua primeira viagem à Europa, Garrett vai dedicar-se à exploração das potencialidades das ondas da Nazaré, com especial atenção para as da Praia do Norte.
Esta missão servirá como ensaio para a realização de um grande evento internacional de ondas grandes na Nazaré em 2012 (o primeiro na Europa desta especialidade do surf), que poderá ser com ou sem o auxílio de motas de água. Ou das duas formas!
“Sempre quis visitar Portugal, por isso é uma honra enorme receber este convite da Câmara da Nazaré,” afirmou Garrett. “Estou muito entusiasmado com esta oportunidade e mal posso esperar por conhecer as pessoas e a cultura local. Ouvi dizer que a Nazaré tem uma gastronomia fantástica ligada ao mar, para não falar sequer numa onda como a de Jaws mas com fundo de areia,” continuou McNamara, comparando a Praia do Norte com a mítica onda havaiana da ilha de Maui. “Adoro explorar ondas novas e acho que as da Praia do Norte vão oferecer grandes desafios. Falei com o Kelly Slater há poucos dias – ele está aí em Portugal, na etapa do World Tour – que me falou de como essa onda era pesada e que eu ia adorá-la. O que mais posso pedir?!,” concluiu o havaiano.
 
As ondas grandes podem ser surfadas pelo homem até um determinado tamanho. O limite desse tamanho é medido pela capacidade de cada um em atingir a velocidade de remada que lhe permita entrar nas ondas em questão, tecnicamente falando, para além da vontade e da coragem propriamente ditas.
 
A partir do momento em que a velocidade de subida da água pela parede de uma onda é superior à da remada dos atletas, entramos no campo do surf rebocado, ou “Tow In”. Aí, os surfistas são rebocados por Jet-Skis, que os colocam directamente na parede de ondas muito grandes, permitindo-lhes surfar e aproveitar ondas que de outra forma passariam intocadas, apesar de perfeitas.
 
Garrett McNamara é um dos surfistas de ondas grandes e muito grandes mais conceituados do mundo, vencedor de múltiplos prémios da especialidade, para além de um “Extreme Waterman” reconhecido (designação dada a pessoas com um forte apetite por actividades físicas de exploração do mar, como surf, mergulho, kitesurf, stand up paddle surf, etc).
Em parceria com José Gregório (ex-tri-campeão nacional de surf e um dos surfistas portugueses de ondas grandes mais conceituados), com quem fará dupla nesta missão, McNamara irá explorar a região e dar particular atenção ao fenómeno do “Canhão da Nazaré”, que permite a formação de ondas muito grandes e de forte intensidade na Praia do Norte, o palco por excelência para um campeonato como o que se quer fazer em 2012.
O “Canhão da Nazaré” é um acidente geomorfológico raro, o maior da Europa e um dos maiores do Mundo, que consiste numa falha da placa continental com cerca de 170km de comprimento e 5km de profundidade, mesmo em frente à Praia do Norte, que canaliza as ondulações do Oceano Atlântico para esta praia, praticamente sem obstáculos.
Desta forma, a força e a energia que as ondulações adquirem em mar aberto chegam à costa em todo o seu esplendor, o que proporciona um espectáculo inigualável e ondas com um tamanho fora do normal, por comparação com a restante costa portuguesa.
Para além da exploração das ondas da Nazaré, Garrett vai ainda proporcionar uma “Tow In Clinic” – curso intensivo desta especialidade, bem como promover um encontro de Stand Up Paddle Surfing, uma outra derivação do surf, tornada mais popular muito recentemente, em que o surfista utiliza uma prancha grande, uma pagaia e rema com ela, deslocando-se em pé, apanhando ou não ondas.
Este projecto é organizado pela Câmara Municipal da Nazaré, Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Nazaré Qualifica EMM, contando com os apoios do Turismo do Oeste, Lightning Bolt, Go Pro, Filipemotoshow, Isuzu, Lena Automóveis, Instituto Hidrográfico Português, Surftotal e Surf Portugal.
Para se manter a par dos desenvolvimentos relativos ao The North Canyon, pode consultar o blog oficial do evento em nazarenorthcanyon.blogspot.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *