Cultura, Marinha Grande

Fonoteca de Vieira de Leiria reinicia funcionamento – Marinha Grande

A Fonoteca Municipal de Vieira de Leiria, situada no primeiro andar do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, reabriu ao público na passada sexta-feira, 8 de Outubro.

O momento foi assinalado pela presença do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Álvaro Pereira; do Presidente da Direcção da Biblioteca de Instrução Popular, Rui Pedrosa; e de cerca de meia centena de alunos da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico António Vitorino e respectivas docentes.

O Presidente da Câmara lembrou que, “criado em 2005, este espaço para fruição pública tem estado encerrado nos últimos dois anos, o que muito lamentamos. Pela sua função social e pelas mais-valias que representa para a população, tudo fizemos para proceder à sua reabertura”.

A Biblioteca de Instrução Popular está responsável pela gestão do espaço, a quem o autarca agradeceu o empenho neste processo.

Este projecto da Câmara Municipal da Marinha Grande tem como objectivo “a disponibilização de um espaço com equipamentos que proporcionem a criação de oportunidades junto dos jovens para o contacto com as novas tecnologias de informação, de comunicação e de entretenimento”, referiu.

Álvaro Pereira acrescentou que se visa “motivar a aproximação de novos públicos, nomeadamente os juvenis, à participação social e à cidadania, ao mesmo tempo que se potenciam aprendizagens e benefícios individuais capazes de melhorar a sua integração social e profissional”.

A Fonoteca Municipal funcionará como centro de recursos e centro de convívio dos jovens e demais população do concelho, com observância dos princípios da igualdade e da gratuitidade.

Os equipamentos que integram a Fonoteca destinam-se à utilização gratuita da população. Por isso, convidou “todos os vieirenses a usufruir da Fonoteca que é de todos para todos”.

A Fonoteca de Vieira de Leiria está equipada com seis computadores com ligação à internet, aparelho multifunções, televisões, leitores de DVD / CD, títulos de música e de DVD, jogos de mesa, jornais e revistas. A partir de agora, aquele equipamento dispõe também de duas consolas de vídeo-jogos.

Está aberta ao público nos dias úteis, das 16h00 às 20h00, e aos fins-de-semana, das 16h00 às 22h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *