Cultura, Marinha Grande

Centenário da República retratado por ilustradores – Marinha Grande

A exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República” está patente até ao dia 30 de Outubro, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situada no Jardim Stephens. A entrada é livre.

Trata-se de uma mostra produzida pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB), em colaboração com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, no âmbito das comemorações dos 100 anos sobre a implantação da República.

A DGLB convidou dez ilustradores (João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau) a tratar plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas.

Nos 11 cartazes expostos os ilustradores trabalharam dez ideias da República, a partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX.

Esta é uma iniciativa transversal à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, aos 308 municípios nacionais, abrangendo o território de Continente e Ilhas, mas também o território Lusófono e o Brasil, Universidades, Leitorados, Embaixadas de Portugal e outros espaços culturais, estando já patente ao público, em Lisboa, desde 16 de Julho, no Museu Nacional do Traje.

A exposição “Letras e Cores, Ideias e Autores da República” está patente até ao dia 30 de Outubro, na Biblioteca Municipal da Marinha Grande, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h30 às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *