Cantanhede, Sociedade

“Uma Noite no Museu” com actividades lúdicas e pedagógicas para crianças – Cantanhede

No próximo dia 23 de Outubro, sábado, inserida nas comemorações do seu 9º aniversário, o Museu da Pedra do Município de Cantanhede realiza mais “Uma Noite no Museu…”, tendo como tema “O Jurássico”. Trata-se da décima edição de uma iniciativa lúdico-pedagógica destinada a crianças dos 6 aos 12 anos que, devidamente acompanhadas por Técnicas de Serviço Educativo do Museu da Pedra, vão participar em diversas actividades, no final das quais pernoitam no auditório deste equipamento cultural, em perfeitas condições de comodidade e segurança.

As inscrições, limitadas a 25 participantes, podem ser formalizadas na recepção do Museu da Pedra até à véspera da realização do evento, mediante um pagamento de 15 €. As famílias que pretendam inscrever mais do que uma criança beneficiam de um desconto de 10% (13,50 € por criança). Para marcações e informações complementares, os pais interessados devem contactar o Museu da Pedra através do telefone 231 423 730, fax 231 423 732 ou e-mail museudapedra@cm-cantanhede.pt.

Os participantes deverão fazer a sua entrada no Museu da Pedra fantasiadas e devidamente equipadas com saco-cama, almofada, lanterna e roupa velha para a realização de diferentes actividades centradas na exploração da temática da unidade museológica. A mochila dos jovens aventureiros, deverá transportar ainda um pijama quente, uma muda de roupa e utensílios de higiene pessoal, incluindo uma toalha.

Com nove edições já realizadas, sempre com assinalável sucesso, “Uma Noite no Museu…” é normalmente organizada a propósito de eventos, datas festivas ou efemérides, com o objectivo de aproveitar o potencial pedagógico do Museu da Pedra e para promover a aquisição de conhecimentos sobre o seu espólio através de exercícios práticos especialmente preparados para o efeito. Por outro lado, pretende-se também fazer com que as crianças tomem consciência da função cultural deste importante equipamento cultural e da relevância das actividades que aí são desenvolvidas e proporcionar aos participantes uma abordagem diferente aos espaços museológicos e às suas colecções e exposições.  

O programa de “Uma Noite no Museu…” inicia-se às 20.30 horas com a recepção aos jovens exploradores na recepção do Museu da Pedra seguindo-se, cerca de quinze minutos depois, a realização de ateliês e jogos e o visionamento de filmes subordinados ao tema da noite. Partindo da exposição temporária Uma Viagem ao Jurássico, os participantes desenvolverão uma série de actividades relacionadas com a temática da exposição, entre as quais se destaca uma caça ao tesouro, a construção de uma paisagem do Jurássico, ateliês de recorte, de pintura, de colagem e costura, e o já famoso ateliê de culinária.

Terminadas as actividades, será altura de vestir o pijama e preparar para dormir. Às 8.30 horas da manhã seguinte soará o despertar e, após a higiene matinal e o pequeno-almoço, as crianças estarão prontas para serem recolhidas pelos pais a partir das 9.30 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *