Desporto, Lamego

Lamego acolhe torneio para pessoas com deficiência visual

     Lamego vai ser palco do 1º Torneio de Goalball, modalidade paraolímpica específica para a deficiência visual, na qual os atletas jogam com os olhos vendados e a bola contém no seu interior guizos que emitem som. Durante o fim-de-semana de 16 e 17 de Outubro, o Pavilhão Desportivo Álvaro Magalhães vai reunir participantes de todo o país, divididos por seis equipas, para disputar uma modalidade que tem conhecido um grande desenvolvimento no nosso país. Não é a primeira vez, aliás, que a cidade de Lamego está na rota do goalball em Portugal. Em 1996, acolheu um dos primeiros estágios da selecção nacional.

     O goalball é um desporto praticado por duas equipas de três elementos com o máximo de três suplentes. O objectivo do jogo é marcar golos à equipa adversária, através de lançamentos realizados apenas com os membros superiores. A baliza ocupa o comprimento da linha de fundo de campo, com uma altura de 1,30 metros. Todas as linhas do campo são visuais e tácteis. O uso de vendas é obrigatório para que todos os jogadores fiquem em igualdade de circunstâncias.

     A modalidade que agora regressa à cidade de Lamego constitui um desporto de características únicas, através da utilização de material específico, sendo por esta razão impossível de comparar com qualquer outro desporto convencional. É imprescindível que decorra em silêncio para que os atletas ouçam os guizos emitidos a partir do interior da bola.

     A realização do 1º Torneio de Goalball – Cidade de Lamego conta com o apoio, entre outras instituições, da Câmara Municipal de Lamego, da empresa municipal Lamego ConVida – EEM e da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais. A final do torneio e o apuramento do 3º e 4º classificados estão marcados para a manhã de domingo. A entrada é gratuita para o público em geral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *