Santo Tirso, Sociedade

Oficina expressão dramática corpo e movimento – Santo Tirso

A realização de actividades físicas saudáveis e intelectualmente estimulantes é o objectivo da iniciativa Oficina de Expressão Dramática, Corpo e Movimento promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso e que vai decorrer no Centro Cultural de Vila das Aves, a partir de 18 de Outubro.  

Dirigida ao público sénior, esta oficina será  orientada por Nadiry Diniz, num total de doze horas (prolongando-se até dia 12 de Novembro). Com esta oficina, em paralelo com as Aulas de Ginástica e Defesa Pessoal e as Aulas de Dança, o Centro Cultural de Vila das Aves continua a ser palco de diferentes actividades visando combater o sedentarismo da população sénior. 

As inscrições estão abertas até dia 13 de Outubro e devem ser efectuadas no Centro Cultural de Vila das Aves ou através dos contactos 252870020 e/ou ccva@cm-stirso.pt

A realização de jogos dramáticos constitui um dos vários propósitos desta oficina que, através do teatro, procura proporcionar aos participantes o contacto com um leque alargado de diferentes formas de expressão artística – como a dança e a expressão cultural, a literatura e a música, entre outras – que, por serem tão abrangentes, não impõem limites àqueles que as praticam, permitindo que cada um adapte as suas condicionantes e características e as aproveite como mais-valias para afirmar e valorizar a sua individualidade. 

Nesta oficina, a realização de exercícios de relaxamento são o ponto de partida para a prática de diferentes jogos dramáticos, exercícios de movimento e coordenação motora, leituras de poesia, ou pequenos contos e improvisos, procurando-se desenvolver e estimular o sentido de confiança no grupo e em si mesmo e a vontade de participação de cada um. 

Esta iniciativa terá também em conta a programação do Centro Cultural, e em particular a exposição «Retratos de Escritores», funcionando a mesma, e os diversos escritores que se encontram em destaque nesta mostra que reúne trabalhos do artista plástico Emerenciano, de ponto de partida para alguns exercícios a levar a cabo no decorrer da Oficina de Expressão Dramática, Corpo e Movimento. 

Nadiry Diniz, natural de Angola (1979), mas a residir em Vila Nova de Famalicão, é licenciada em Animação e Produção Artística pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Actualmente, é professora de Animação Sociocultural na Escola Secundária Martins Sarmento bem como de Animação Sociocultural e Animação em Geriatria na Escola Padre Benjamim Salgado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *