Cultura, Vila Real de Santo António

Fernando Cabrita vence Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica – Vila Real Sto. António

Fernando Cabrita é o vencedor da edição portuguesa do Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica 2010, instituído pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pelo Ayuntamiento de Punta Umbría, contando com a colaboração de «Sulscrito – Círculo Literário do Algarve». Um júri constituído por José Carlos Vilhena Mesquita (em representação da Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve), João Carlos Firmino Andrade Carvalho (em representação da Universidade do Algarve) e Rogério Silva (em representação da editora Gente Singular), atribuiu o Prémio ao original «Ode à Liberdade e Outros Poemas», de Fernando Cabrita, de entre um total de 89 obras a concurso.
 
O júri decidiu ainda atribuir duas menções honrosas aos originais «Um Coração Simples», de Daniel Gonçalves, e «Sonetos de Pasmo, Esperança e Solidão», de Joaquim da Conceição Barão Rato.
 
Nas edições anteriores do Prémio, os vencedores foram Amadeu Baptista, com o livro «Sobre as Imagens», e Maria do Sameiro Barroso, com o livro «Uma Ânfora no Horizonte».
 
O Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica resulta de uma parceria cultural estabelecida entre a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o Ayuntamiento de Punta Umbría, tendo como objectivos contribuir para uma maior aproximação entre Portugal e Espanha, estabelecer laços que identifiquem Vila Real de Santo António e Punta Umbría como partes de um território comum no conjunto da Península Ibérica e promover a criação literária e o conhecimento da poesia nas duas línguas (português e castelhano).
O valor do Prémio é de 2.500,00 €, sendo as obras premiadas nas edições portuguesa e espanhola publicadas na colecção “Palavra Ibérica”, em edição bilingue.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *