Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Abertura do Ano Escutista é na Póvoa de Lanhoso

A Póvoa de Lanhoso prepara-se para receber cerca de oito mil jovens que participam, no próximo domingo, dia 10 de Outubro, na Abertura do Ano Escutista, que este ano se realiza no nosso concelho.
 
Esta iniciativa conta com a colaboração, sobretudo logística, da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. “Colaboramos com a organização deste encontro, porque a vinda destes jovens é uma forma de promover o concelho, mas, essencialmente, porque entendemos que o movimento escutista, que realiza, de forma voluntária, um trabalho muito importante com os jovens, ao nível da sua formação integral, da aquisição de valores e da cidadania, deve ser apoiado”, refere a Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereadora da Juventude e do Associativismo, Gabriela Fonseca. “Os escuteiros têm sido nossos parceiros na realização de diversas actividades e, por isso também, não poderíamos ficar indiferentes a este encontro regional”, salienta ainda.
 
De resto, os dirigentes nacionais e distritais serão recebidos na Câmara Municipal, pelas 11h30, numa cerimónia de boas-vindas. O Chefe do Núcleo do CNE da Póvoa de Lanhoso, Rui Sá, refere que “é um marco importante para qualquer Núcleo organizar no seu território a Abertura do Ano Escutista”, considerando ser “uma mais-valia” a colaboração com a Câmara Municipal. No mesmo dia, o Núcleo do CNE da Póvoa de Lanhoso inaugura a sua sede.
 
Programa.
Este é um encontro que irá contar com a participação de elementos de cerca de 200 Agrupamentos da região de Braga, que darão um colorido diferente à Vila sede de Concelho. Os jovens irão participar num programa que prevê, para as 9h00, a recepção no Campo da Feira. Seguir-se-á, pelas 10h00, a celebração de uma eucaristia, ao ar livre, no Pontido. Pelas 11h30, será a recepção na Câmara Municipal dos dirigentes nacionais e distritais. Pelas 12h00, será inaugurada a sede do Núcleo do CNE da Póvoa de Lanhoso, situada nas traseiras dos prédios da Avenida dos Bombeiros Voluntários. O almoço será pelas 12h30, seguido de actividades diversas, em diferentes pontos da Vila: nos Paços do Concelho, na Praça Eng. Armando Rodrigues, no Largo de São Brás, no Campo da Feira, no Parque Radical do Pontido e no recinto da EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio. Pelas 15h30, no Pontido, actuará um conjunto musical constituído por escuteiros do Núcleo de Famalicão. Após esta animação, no mesmo local e pelas 16h30, será o encerramento deste encontro escutista.
 
As condições meteorológicas podem levar a alterações ao programa. Segundo fonte do Núcleo da Póvoa de Lanhoso, havendo condições para a celebração da eucaristia no Pontido, mas se chover, as actividades serão na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e na EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio. Na impossibilidade de a missa ser no Pontido, a mesma e todas actividades ao ar livre serão transferidas para um pavilhão na zona industrial de Fontarcada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *