Cultura, Oliveira de Azeméis

Exposição mostra como a República foi vivida dentro e fora de Lisboa – Oliveira de Azeméis

As principais imagens e episódios nos períodos anteriores e posteriores à implantação da República Portuguesa estão condensados na exposição «A República para além de Lisboa 1908-1912» que pode ser vista até 31 de Dezembro no arquivo municipal de Oliveira de Azeméis.
A mostra é constituída por 10 painéis que mostram ao público um dos momentos mais importantes da história portuguesa. A exposição dá a conhecer, inicialmente, Portugal nos finais do século XIX e inícios do século XX avançando, depois, para a abordagem às eleições legislativas de 1908 e 1910.
O cinco de Outubro, a implantação da República e a construção do regime são outras facetas que o público pode observar até ao final do ano.
A mostra incide também nos primeiros anos da República centrando-se nas realizações e problemas da época. Outro destaque vai para as incursões monárquicas e para o papel de outras figuras que tiveram importância no processo republicano.
O projecto da «F.Costa – Oficina dos Museus» pretende mostrar aos visitantes como a implantação da República foi vivida, de forma diferente, pelas várias regiões do país, extravasando a capital onde se situavam os principais órgãos do poder monárquico.
A exposição «A República para além de Lisboa 1908-1912» é um projecto que resulta do trabalho de investigação da historiadora Alice Samara, licenciada e mestre em História do Século XX, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
As suas principais áreas de investigação incidem na I República, história política e social e cultura política.
A mostra é suportada em fotografias da Fundação Mário Soares, Hemeroteca Digital de Lisboa, Arquivo municipal de Lisboa, Colecção António Ventura, Museu do Chiado, Museu Carlos Machado, Museu da Cidade e Biblioteca Nacional de Portugal.
A inauguração da exposição – à qual assistiu o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro – foi uma das três iniciativas que marcaram o início do programa municipal de comemorações do centenário da República Portuguesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *