Cultura, Reguengos de Monsaraz

Exposição de bombas piroclásticas em Monsaraz

Uma exposição de bombas piroclásticas está patente até ao dia 31 de Outubro na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. José Francisco Pereira apresenta no Ciclo Monsaraz Museu Aberto a exposição de estatuetas em basalto “Só Bombas… Piroclásticas”, utilizando o material criado pela natureza nos Açores. 

Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz apresenta 21 bombas piroclásticas, na sua maioria com o rosto humano esculpido, revelando múltiplas expressões humanas. As bombas resultaram da massa de lava projectada pelos vulcões da ilha do Faial.  

José Francisco Pereira, conhecido por “Al-Zéi”, diz que pretende levar ao público “uma mensagem de criatividade, beleza, serenidade, amor e respeito pelo outro”. O artista considera que “a expressão emerge do material vulcânico escolhido como entidade anímica. A mão do escultor apenas dá à luz depois de ousar percorrer o seu trilho até ao cerne”. 

José Francisco Pereira participa desde 1998 em exposições colectivas e individuais, principalmente realizadas no arquipélago dos Açores, que está intimamente ligado aos seus trabalhos. A exposição “Só Bombas… Piroclásticas” pode ser apreciada diariamente entre as 10h e as 19h na Igreja de Santiago. 
 
 

Sobre a Igreja de Santiago

Desconhece-se quando foi construída a Igreja de Santiago, no entanto sabe-se que já existia na segunda metade do século XIII e que teria sido uma primitiva benesse da Ordem de Santiago da Espada e mais tarde integrada na Ordem de Cristo. O primitivo templo medieval duocentista desapareceu por completo, com excepção da moldura de uma porta gótica, sendo a construção actual uma obra do reinado de D. José I. O Município de Reguengos de Monsaraz recuperou o templo religioso e transformou-o num espaço cultural onde se realizam exposições, colóquios e espectáculos musicais. 
 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *