Cultura, Entroncamento, Sociedade

Entroncamento comemorou o Centenário da República

No dia 5 de Outubro o Entroncamento comemorou o Centenário da Implantação da República.
As comemorações tiveram início na Praça da República, onde a população, as entidades presentes e centenas de alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho entoaram o Hino Nacional, acompanhados pela Banda da Associação Filarmónica do Entroncamento. Os presentes puderam também assistir à apresentação de um texto explicativo sobre as causas que conduziram à Implantação da República em Portugal, lido pelo Director da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento, Francisco Neves.
Após um desfile de todo o grupo envolvido nas comemorações, pelas ruas da cidade, foi formada, no Largo José Duarte Coelho, uma bandeira humana pelos alunos do Concelho. Seguiu-se a recriação da Proclamação da República, na varanda do edifício dos Paços do Concelho, a entoação do Hino Nacional com hastear de bandeira e a actuação de um grupo de ginástica da Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho, decorreu uma palestra subordinada ao tema “Os Valores da República”, proferida pelos professores Henrique Leal e Albertina Carmona.
 
Até ao dia 8 de Outubro, estará patente uma exposição de trabalhos sobre o Centenário da República elaborados por alunos do Concelho, na Galeria Municipal (das 9h às 12h e das 16h às 18h).     

As comemorações foram uma iniciativa da Câmara Municipal do Entroncamento, em parceria com o Agrupamento de Escolas e Jardins-de-Infância ALPHA e a Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento, às quais aderiram a Escola Profissional Gustave Eiffel, a Fernave e o Jardim Escola João de Deus do Entroncamento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *