Marinha Grande, Sociedade

Actividades de Outubro nos Museus da Marinha Grande

O Museu do Vidro, situado no Jardim Stephens, e o Museu Joaquim Correia, no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, preparam um conjunto de actividades destinadas ao público infantil, a decorrer nos meses de Outubro e Novembro de 2010.

Museu do Vidro

“Guilherme, o Grãozinho de Areia” – Contos do Vidro, a decorrer de 1 a 8 de Outubro, de quarta-feira a sexta-feira das 10h00 às 11h30 e das 14h30 às 15h30, consiste numa leitura animada Leitura animada desta história, da autoria de Ana Cristina Luz.

De 01 a 08 de Outubro (de quarta-feira a sexta-feira) das 10h00 às 11h30 e das 14h30 às 15h30 decorre no museu do Vidro o Atelier “Meter as mãos no vidro”. Esta acção consiste no contacto com os materiais e ferramentas utilizados nalgumas técnicas de fabrico e decoração do vidro. Ao meter as mãos no Vidro os alunos têm contacto com todos os materiais q compõem o vidro, com as cores e texturas, bem como com as ferramentas utilizados em técnicas de decoração, a pintura, lapidação, mosaico de vidro, vitral e fusão de vidro.

As crianças têm oportunidade de experimentar tintas, canetas, moldes e outros materiais de modo a perceberem o seu funcionamento.

Durante o mês de Outubro e Novembro a Oficina pedagógica de reutilização de um objecto de vidro “Atelier do vidrinho” vai dinamizar as escolas do concelho. De 13 de Outubro a 26 de Novembro, de quarta-feira a sexta-feira, das 10h00 às 12h00.

Os alunos farão uma visita à Valorlis para perceberem com é feita a recolha e separação as embalagens, visitarão uma fábrica de vidro manual, de modo a assistirem ao processo de fabrico de um objecto de vidro e no regresso à escola far-se-á uma explicação de diversos conteúdos relacionados com a reciclagem. A parte didáctica e prática consiste na reutilização de um objecto de vidro, para algo novo.

As actividades a decorrer no Museu do Vidro, destinam-se a crianças dos 3 aos 10 anos das escolas do concelho e estão sujeitas a inscrição prévia.

 
 

Museu Joaquim Correia

O atelier “És bom Observador, então tenta descobrir…”, a decorrer nos dias14, 21 e 28 de Outubro de 2010, das 09h30 às 10h00, é uma iniciativa que pretende dar a conhecer a obra do Escultor Joaquim Correia, o museu e as suas colecções, descobrindo Arte.

O desafio consiste em responder ao questionário entregue no início da actividade através de uma visita atenta ao museu, explorando as exposições e peças.

Esta actividade destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, num máximo de 20 participantes por grupo.

Visite os Museus na Marinha Grande e participe nas actividades!

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *