Portimão, Sociedade

Portimão é “Cidade Amiga das Pessoas Idosas”

Para prestar melhores e mais ajustados serviços à população do município, a Câmara de Portimão acaba de aderir ao Projecto cIDADES, criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosas” e concebido pela Organização Mundial de Saúde. 

Este projecto, promovido em Portugal pela Associação VIDA, procura identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a oito áreas estratégicas, a saber: prédios públicos e espaços abertos; transporte; habitação; participação social; respeito e inclusão social; participação cívica e emprego; comunicação e informação; e ainda apoio comunitário e serviços de saúde. 

Em Portugal, o projecto pretende envolver todos os municípios portugueses, instituições de ensino superior que actuem na área do envelhecimento e ainda instituições sociais dirigidas à população com 55 ou mais anos, para a criação de um movimento nacional, que leve todos os seniores a envolverem-se na melhoria das condições que os seus municípios lhes oferecem. 

O cIDADES, que teve inicio em Junho do corrente ano e irá decorrer até Dezembro de 2011, conta actualmente com mais de cem concelhos aderentes, envolve 59 câmaras municipais, sete instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa.  

A Câmara Municipal de Portimão é uma das instituições aderentes, uma vez que, segundo o presidente da autarquia, Manuel da Luz, “num contexto de envelhecimento demográfico, o diagnóstico das condições que o município oferece à população idosa é particularmente útil para uma actuação que vá ao encontro dos interesses efectivos dos nossos seniores”. 

Mais informações sobre o projecto cIDADES, co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian, podem ser encontradas no site provisório: www.projectotio.net/cidades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *